Vivemos um momento em que o tema da identidade tem sido foco de muita atenção e de muitas polêmicas. Tendo isso em vista, é importante um debate sobre como este tema se faz presente na música popular brasileira. É possível separar, na produção musical brasileira, o popular e o erudito? Existem fronteiras claras entre o nacional e o estrangeiro, no que diz respeito à música produzida no Brasil? A presença de elementos estrangeiros deve ser considerada sempre como uma forma de dominação cultural? Por que a música popular é considerada um dos principais componentes da identidade nacional? Estas e outras questões serão debatidas no Canal Vitrine do Giba, em mais uma parceria com o Núcleo de Estudos da Contemporaneidade, por meio de interpretações a respeito da produção musical de Heitor Villa-Lobos, Paulo Moura e do “Clube da Esquina”. #mpb #identidadenacional #musicabrasileira

Debatedores:

Loque Arcanjo – Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Pós-doutorado pela Escola de Música do Depto de Música da UFMG na linha de pesquisa Música e Cultura. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa PAMVILLA – Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos da ECA/USP e ao Grupo de Pesquisa Corpuslab da Escola de Música da UEMG. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes e professor do Departamento de Teoria Musical da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).É autor dos livros: A Genialidade de Villa-Lobos (Aloha Consultoria Eventos, 2022) ; As Identidades Musicais de Heitor Villa-Lobos os sons de uma nação imaginada (Editora Letramento, 2016) e O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (Editora E-papers, 2008).

Robert Moura – Músico, doutorando em Música (UFRJ), mestre em Artes (UEMG) e bacharel em Música (UEMG).

Emerson Ike Coan – Membro do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade (NECC), mestre em Comunicação, mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito.

Cláudio Novaes Pinto Coelho: Doutor em Sociologia pela USP e Mestre em Antropologia pela Unicamp. Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP.

O programa será apresentado por: Gilberto da Silva: jornalista e sociólogo. Analista de Ordenamento Territorial da Prefeitura Municipal de São Paulo. Editor do Canal Vitrine do Giba, da revista Partes (partes.com.br) e membro do NEC.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00