OSocialismo no Brasil é o tema do Debate CEDEM que ocorre em 31 de outubro, às 15h, em formato virtual. O evento aborda o livro História do socialismo democrático brasileiro, de autoria do professor F. Alexandre Hecker, lançado em julho. Os debatedores convidados são os docentes da Unesp Alberto Aggio, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, câmpus de Franca; e José Leonardo do Nascimento, do Instituto de Artes, câmpus de São Paulo.  

A obra faz um retrospecto dos últimos 80 anos da política nacional, entrelaçando-os às lutas da esquerda.  Para o autor, o socialismo democrático brasileiro nasceu da grande troca de culturas provocada pela vinda e integração de imigrantes europeus, a partir de finais do século XIX. A cafeicultura expansiva e o processo de industrialização foram o polo impulsionador. Espanhóis, portugueses e, sobretudo, italianos, tanto operários como intelectuais, trouxeram os germes da contestação política que, no ambiente nacional, frutificou de diversas formas: com o anarquismo, o sindicalismo revolucionário, o republicanismo social e o socialismo.

Expositor:

Prof. Dr. F. Alexandre Hecker – Docente aposentado de História Contemporânea da Unesp, além da docência, Hecker dedicou décadas de seu trabalho à coleta de documentação e à produção de análises sobre o socialismo democrático no Brasil. Pesquisou em diversos acervos, entre eles os do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap/Interludium), custodiado no Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp. É autor das obras: Um socialismo possível (1989); Socialismo sociável: história da esquerda democrática (1998); Revolução Russa: uma história em debate (2007); Italiani in Brasile: rotte migratorie e percorsi culturale (2010), E/Imigrações: histórias, culturas, trajetórias (2011), E/Imigrações: questões, inquietações (2013), Uma história da longevidade no Brasil (2014), História de São Paulo e sua Câmara Municipal,1956-1959 (2016); Memórias de um futuro melhor: depoimentos e sentimentos do socialismo democrático no Brasil (2020) e História do socialismo democrático brasileiro: o Rio de Janeiro como centro produtor e difusor (2024).

Debatedores:

Prof. Dr. Alberto Aggio – Professor Titular da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp, câmpus de Franca. Atuou como professor visitante na Universidad de Valencia (Espanha), onde realizou seu pós-doutorado entre 1997 e 1998. Entre janeiro e julho de 2010 realizou Estágio Senior financiado pela CAPES na Universidade Roma 3 (Itália). Entre outras obras, é autor de Um lugar no mundo – estudos de história política latino-americana (2019), Itinerários para uma esquerda democrática (2018), Democracia e socialismo: a experiência chilena (2002), Frente Popular, Radicalismo e Revolução Passiva no Chile (1999).

Prof. Dr. José Leonardo do Nascimento – Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em História pela Université de Paris III, Sorbonne-Nouvelle; doutor pela Université de Paris X, Nanterre; pós-doutor pela Universidade Clássica de Lisboa sobre os vínculos culturais entre Brasil e Portugal no final do século XIX e livre-docente em História da Arte pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desenvolve pesquisa na área de Estética e História da Cultura e das Artes.

Dainis Karepovs – Doutor em História pela USP. Especialista em história do trotskismo no Brasil, foi um dos fundadores e presidente do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), que se dedica à guarda e preservação da memória do movimento operário e das lutas da esquerda. O CEMAP salvaguarda acervos de agrupamentos políticos do campo, como da Liga Comunista Internacionalista (fundada em 1934, como oposição à esquerda ao Partido Comunista), e de vários sindicatos, como dos Gráficos e dos Jornalistas de São Paulo, Metalúrgicos do ABC e Bancários. Entre outras obras é autor de Pas de Politique Mariô! Mario Pedrosa e a Política, lançado em 2017.

Mediação:

Genira Chagas – Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Ciência Política pela PUC-SP. Tem publicações de livro, capítulos de livros e artigos. Atua profissionalmente na assessoria de comunicação do Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp.

Debate CEDEM virtual:

O Socialismo no Brasil
Data: Dia 31 de outubro, quinta-feira – 15h
Plataforma – Canal do CEDEM no Youtube @cedemunesp

Patrocinado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00