A Sociologia perdeu em 10 de julho de 2019, Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, foi um dos mais importantes sociólogos brasileiros. Nascido em 7 de novembro de 1944. Filho de pequenos comerciantes que tiveram 12 filhos, Chico graduou-se em Ciências Sociais na antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco, em 1956. Na faculdade, foi um dos fundadores do Movimento Estudantil Socialista de Pernambuco, ligado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Após se formar, Chico aproximou-se da economia, trabalhando como técnico no Banco do Nordeste do Brasil, sediado em Fortaleza. No final da década de 1950, retornou ao Recife a convite de Celso Furtado para ajudar na criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Logo após o golpe civil-militar de 1964, Chico ficou preso por dois meses, exilando-se em seguida a sua libertação na Guatemala e, na sequência, no México, onde permaneceu por dois anos trabalhando na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Foi fundador do PT e do PSOL.
Sugestões de obras do autor
OLIVEIRA, F. Brasil: Uma biografia não autorizada. São Paulo: Boitempo, 2018.
BRAGA, R., OLIVEIRA, F. & RIZEK, C. Hegemonia às avessas. Com Ruy Braga e Cibele Rizek. São Paulo, Boitempo, 2010.
OLIVEIRA, F. Noiva da revolução Elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Boitempo: 2008.
“A dominação globalizada – estrutura e dinâmica da dominação burguesa no Brasil”. Em: Basualdo, Eduardo M.; Arceo, Enrique. Neoliberalismo y sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires. Agosto 2006.
OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista/O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
OLIVEIRA, F. A navegação venturosa – ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo, 2002.
OLIVEIRA, F., PAOLI, M. C. Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, F. Os direitos do antivalor. Vozes: Petrópolis, 1998.
OLIVEIRA, F. O elo perdido – classe e identidade de classe. São Paulo: Perseu Bramao, 1987.
patrocinado






Deixe um comentário