Renata Beltrão
Livro “Na ponta das chuteiras”, com crônicas dos Concursos do Museu do Futebol

Os exemplares do livro podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, em São Paulo. O e-book está disponível para download gratuito

O livro Na Ponta das Canetas: Crônicas dos Concursos do Museu do Futebol reúne os 28 textos vencedores e menções honrosas das três edições do projeto, realizado desde 2022 pelo Museu – instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.Lançado no último sábado (14/12), o livro reúne, ainda, textos inéditos de escritores consagrados, como Ignácio de Loyola BrandãoLuiza Romão José Roberto Torero, além de posfácio de Franklin Valverde. Produzido com apoio do ProAC Editais, o livro tem distribuição gratuita – seus exemplares podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, na Vila Madalena (SP).   

O Concurso de Crônicas do Museu do Futebol acontece anualmente há três anos, sempre com um tema diferente: em 2022, Torcida; em 2023, As mulheres e o futebol; e em 2024, A várzea e o futebol. Este ano, o apoio do ProAC Editais permitiu ampliar o número de pessoas premiadas para 20, elevar o valor dos prêmios e editar o livro com os textos vencedores. 

Vindas de todo o país, as crônicas premiadas são um retrato multifacetado da relação do povo brasileiro com o futebol para além dos campeonatos oficiais. Essa relação é íntima, afetiva e às vezes também conflituosa – mas sempre cheia de emoção. Com muita frequência, as crônicas falam também de solidariedade, relações comunitárias, o crescimento das cidades e resistência. Desde o regulamento, o Museu do Futebol estimulou os participantes a explorar a diversidade humana e formas não convencionais de praticar o jogo.  

Assim, a crônica que recebeu o primeiro lugar no concurso de 2024 trata da relação de um rapaz com Síndrome de Down e o futebol de várzea, de autoria de Viviane Ferreira Santiago. Já Arzírio Cardoso, que conquistou o segundo lugar, explora o ponto de vista de uma criança que descobre, observando um jogo em um campinho ao longe, que o som viaja mais lentamente do que a imagem – um conceito da física que parece mágica ao personagem. E Paulo Henrique Gomes, em terceiro lugar, escreve uma crônica bem-humorada inspirada em um caso real – o time Necropolitano, formado por coveiros no Rio de Janeiro. Em seu texto, a esquadra do Necro conta com uma ajudinha do além para ganhar uma partida contra o time dos coroinhas. 

“Do humor à crítica socioeconômica, do insólito à nostalgia, este conjunto de textos tece na linguagem as emoções de peladas que não passam na TV”, analisa Luiza Romão no prefácio.  

Com 128 páginas, a publicação foi preparada pela premiada Editora Patuá, com tiragem de 2.000 exemplares gratuitos. Para receber um deles, basta retirá-lo gratuitamente nestes dois endereços:  

Biblioteca do Museu do Futebol 

Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu  
São Paulo – SP 

Terça a sábado, das 10h às 17h 
crfb@museudofutebol.org.br  
 
Livraria Patuscada  

Rua Luís Murat, 40, Vila Madalena  
São Paulo – SP 

Terça, quinta e sexta das 11h às 22h; sábado das 17h às 22h 
 
E-book 
Disponível para download aqui:  
https://museudofutebol.org.br/crfb/acervo/798970/ 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00