Os escritores elevados à categoria dos melhores e conceituados votam-se entre si e escolhe sempre um colega para substituir outro colega que morreu, movido a chá e bolachas na Academia Brasileira de Letras. Ali suas experiencias, leituras e reflexões são compartilhadas. Essa prática espalha-se pelas várias outras academias regionais de escritores e afins.
Um governador de São Paulo mandou um antigo vice-governador a colocar o seu pijama e se recolher, deixando de lado todo o seu passado de experiências acumuladas, mesmo que em muitos momentos equivocadas. O tempo provou que o governador deveria ter escutado mais o já falecido ex-deputado e ex-governador.
Velho já é discriminado quase que espontaneamente na nossa sociedade, imagine então o político. Criou-se na sociedade um senso comum de que todo politico é um lixo a ser descartado. A culpa é sempre do outro!
Conclamo politico que se defina como democrata ( pelo menos) a se articularem em torno de uma Academia do Político Ancião, do Político Aposentado, do Político Longevo. Um espaço para trocas de saberes acumulados, de análises, de convergências e divergências de experiências adquiridas. Claro, regado a chás, bolachas e outros tais.
Políticos aposentados, uni-vos!
Gilberto da Silva, 10 de Março de 2025.





Deixe um comentário