O Dia do Geógrafo é comemorado no dia 29 de maio.

A complexidade atual do planeta acentua a importância da contribuição das matrizes do pensamento geográfico para a análise e busca de solução de problemas da organização do espaço. Tratam-se da diversidade das formas de produção e gestão do espaço associados a globalização e das novas relações com a natureza e com os recursos econômicos exigidos pela crise ambiental. Tais processos, em curso no Brasil, abrem amplas perspectivas para a pesquisa e a pratica dos geógrafos.” Bertha Becker – Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ.

No dia 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo. A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79. A data foi escolhida porque no dia 29 de maio de 1936 foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela legislação, todo geógrafo deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) da unidade da federação onde exerce seu trabalho.

O geógrafo atua nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente, desenvolvimento, qualidade de vida, ensino, políticas públicas, impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas, cartografia, geoprocessamento, gestão ambiental, análise de riscos, pesquisa de mercado, saúde e bem-estar, projetos sociais, entre outros.

Os estudos de um Geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o tempo e os climas padrões de cada localização, sem contar a economia e também a cultura. Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00