A Coalizão Licença Paternidade mobilizou manifestações neste sábado, véspera de Dia dos Pais, em defesa da ampliação da licença-paternidade para no mínimo 30 dias, com uma possível progressão para até 60.

As passeatas ocorreram de forma simultânea em São Paulo, Brasília e no Recife. Na capital paulista, os manifestantes se concentraram no vão do Masp; em Brasília, na entrada do Parque Urbano Nicolândia; e no Recife, a mobilização ocorreu no Cais da Alfândega. A passeata reuniu pais, filhos e famílias ao longo da manhã e da tarde.

Organizada pela CoPai, a passeata “Lei do Pai Presente” tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional pela aprovação de um projeto de lei que amplie a licença-paternidade para no mínimo 30 dias, com progressão gradual ao longo dos anos. A CoPai apoia dois Projetos de Lei 6.216/2023 da Câmara dos Deputados (e seu correspondente no Senado, PL 3.773/2023).

Segundo Camila Bruzzi, presidente da CoPai, a mobilização tem como objetivo convocar a sociedade a refletir sobre a importância da presença paterna e pressionar uma mudança na lei, que está defasada. A discussão sobre a ampliação da licença está mais acalorada em Brasília desde o início de julho, pois a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para votação de PLs que ampliam a licença-paternidade.

“Trinta dias é o mínimo para uma licença-paternidade de verdade. Os pais precisam deste tempo de qualidade, com seu emprego e renda garantidos, para contribuir com as necessidades da família nesse momento desafiador, para criarem novos hábitos e para desenvolverem o vínculo com seu bebê”, afirma.

A CoPai é um grupo apartidário formado por pessoas, empresas e instituições que atuam pela regulamentação de uma licença-paternidade estendida, obrigatória e remunerada no Brasil, com implementação progressiva para permitir adaptação por parte das empresas e do orçamento público.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00