Dia do Fisioterapeuta é comemorado anualmente em 13 de outubro no Brasil.

Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, esta data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano.

Além disso, os fisioterapeutas ainda ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas, com massagens e exercícios localizados, por exemplo.

Um pouco mais sobre a Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional iniciou a sua trajetória como profissão a partir de significativos para a humanidade: a Revolução Francesa e a Primeira Guerra Mundial. Os ativistas sociais do passado, como eram conhecidos os precursores da profissão, devido ao seu envolvimento com o fazer e o cuidar por meio das atividades deram lugar a diferentes nomenclaturas, como terapia pelo trabalho, tratamento moral, ergoterapia, praxiterapia e laborterapia, sendo substituídas por Terapia Ocupacional à medida que foi sendo instituída ao redor do mundo. No Brasil a prática foi trazida pela família real, mas só em 1948 ocorreu a primeira formação profissional promovida pela Dr Nise da Silveira. Eventos como o Movimento Internacional de Reabilitação associado a um surto de poliomielite trouxeram, na primeira metade do século passado, a necessidade de formar profissionais que atuassem na recuperação funcional das pessoas, tornando-as capazes de reorganizar o seu cotidiano.

Nesse processo de organização, surgem em 1975 o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a primeira entidade técnico-científica especifica da lerapia Ocupacional denominada ATOB, que funcionou de 1964 a 1985, sendo substituída em 1989 pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – ABRATO.
Trabalhando junto aos sociais em situação de desvantagem psicossocial, incapacidade permanente ou transitória ou ainda na reorganização do cotidiano de pessoas em diferentes a profissão e o terapeuta
humanista e generalista que congrega habilidades e competências que capacitam recuperação da saúde humana por meio de atividades prescritas com a finalidade de recuperar a funcionalidade objetiva e subjetiva da pessoa para melhor desempenhar os seus papeis ocupacionais na duração de sua vida.

Áreas de Atuação
A prática do terapeuta ocupacional aponta para promoção da autonomia nas atividades de vida diária e vida prática, a acessibilidade e o resgate de cidadania. Se dá junto a diferentes grupos e sujeitos, em diferentes faixas etárias, tanto na área de saúde, como educação e contextos sociais, estando inserido em políticas públicas para benefício da população.


Saúde Mental

A Terapia Ocupacional na Saúde Mental Psicossocial é uma intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social e objetiva ampliar o campo de ação, o desempenho, a autonomia e a participação da pessoa, considerando seus recursos e suas necessidades, de acordo com o momento e o lugar em que vive, estimulando, assim, condições de bem-estar e autonomia através do fazer afetivo, relacional, material e produtivo, que contribuem para os processos de produção de vida e saúde. As atividades planejadas pelo terapeuta ocupacional podem auxiliar a pessoa com transtorno mental a ser mais ativa, a manter maior contato com a realidade e, consequentemente, melhorar a organização das tarefas cotidianas e a participação social.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00