Por Gilberto da Silva

Eu sempre estou pronto para surpresas. Para novidade que venha arrancar a minha mais profunda melancolia.

Já fui um jovem muito malandro, do tipo que mora no centro da cidade cercado de amigos que querem tapar o sol com a peneira e logicamente colocar lâmpadas onde não há luz nenhuma. Sempre quis ser um sujeito iluminado e viver na fluorescência o resto da vida.

Sempre gostei desse país onde a burrice tem cadeira cativa na televisão. Onde um minuto de silêncio se transforma em trinta segundos de barulho total. Um país em que o proletariado é feliz com sua condição de ser sempre um proletariado infeliz.

Sempre amei esse país onde cachorros são mortos pelo amor aos cães. Por isso nunca o deixei, por mais que as propagandas de outrora sufocassem minhas memórias de juventude. Eu, na minha inocência adorava na semana da Pátria colocar uma fitinha verde amarela na lapela.

Como eu poderia estranhar esse meu amor, esse meu estranho amor que nem o Hugo Khouri ousaria realizar para eternizar seu cardápio de películas (e lembrar que o personagem Hugo vem de Santa Catarina para ser devolvido à mãe…). Por que eu me ufano? Talvez só para fazer inveja ao Affonso Celso, que afirmou que de Portugal vieram “os melhores elementos da escassa população de que a metrópole dispunha”!

Sim o Brasil é um mundo!

Sim! Esse país nunca me decepciona com seus absurdos seguidos por gente absurda onde a violência e a contradição da violência convivem lado a lado.

Sempre adorei viver nesse país onde “nosso céu tem mais estrelas (quando isentas de poluição), nossas várzeas (enquanto não exploradas pelas imobiliárias e construtoras) tem mais flores, nossos bosques (sem desmatamento) tem mais vida e nossa vida mais amores (quais???). Gonçalves Dias estava mesmo com saudades!

Energúmenos se reproduzem pois vivemos na Terra em que se plantando tudo dá! Temos que nos orgulhar da nossa sapiência colada na ignorância, na beleza enganada pela feiura, pois estética é apenas uma questão filosófica.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00