Uma das poucas coisas que lembro do tempo de cursinho no Universitário na Bela Vista. Um professor inesquecível, doce, didático!

Nota da FFLCH
Informamos com pesar o falecimento de João Adolfo Hansen, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Professor Emérito da FFLCH.
A direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP manifesta imenso pesar e sentimento de solidariedade às e aos familiares, bem como a todas as pessoas da nossa comunidade que conviveram com o querido colega.
O professor se graduou em Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1964); realizou mestrado em Literatura Brasileira pela FFLCH (1983), com a dissertação “A ficção da literatura em Grande Sertão: Veredas”; e doutorado em Literatura Brasileira pela FFLCH (1988), com a tese “A sátira e o engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII”.
Atualmente era Professor Titular aposentado, professor colaborador senior e Professor Emérito da FFLCH.
Foi professor visitante na Universidad de Chile, na Stanford University, na UCLA, na École des Hautes Études de Paris.
Dedicou-se à pesquisa em Literatura Brasileira, principalmente em letras luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII; retórica e poética; teologia-política católica, Companhia de Jesus; alegoria; teoria da prosa e da poesia.
Em 1990, foi vencedor do Prêmio Jabuti pela obra “A Sátira e o Engenho. Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII”.
Em 2014, recebeu o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Artes, pela obra “Gregório de Matos (5 Volumes)”, com Marcello Moreira.
Em 2022, recebeu o título de Professor Emérito pela FFLCH.
O velório será dia 17 de fevereiro, das 10 às 18 horas, no Salão Nobre do Prédio da Administração da FFLCH: Rua do Lago, 717 – Cidade Universitária, São Paulo (podendo ingressar ao prédio também pela entrada da Rua do Matão).





Deixe um comentário