Lula e o PT, por ele mesmovc_fotaria_nele_-_se_alguem_disse-se_que_esse_cara_seria_o_nosso_presidente,_vc_acreditaria_nrml

Um líder não se faz só por imagens. É necessária a capacidade de articular as palavras. Inúmeras são as entrevistas e discursos que Lula proferiu, nele em primário grau, coletamos informações que podem ilustrar o personagem Lula.

 

 Nós precisamos ter consciência de que a disputa política é assim. A elite, ela nunca foi condescendente com a esquerda e a esquerda sempre foi condescendente com a direita. Sabe, ela não foi. É só você pegar a biografia do Getúlio pra você ver. Pega a biografia do João Goulart pra você ver, pega a biografia do Juscelino pra você ver, vai pegar a minha biografia pra você ver daqui a alguns anos: não tem condescendência. Sempre que ela pôde, ela foi pra cima, sabe, tentando… E é no mundo inteiro, é no mundo inteiro. Então, nós precisamos aprender a fazer essa disputa política. Eu acho que, às vezes, a esquerda é ingênua. A gente não faz a disputa política, a gente não, não… E eu digo sempre que hoje a gente tem internet, coisa que a gente não tinha antigamente. LULA – entrevista a blogueiros (http://www.institutolula.org/leia-a-integra-da-transcricao-da-coletiva-de-lula-aos-blogueiros/)

Lula em entrevista com Blogueiros em 2014 - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula em entrevista com Blogueiros em 2014 – Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula flerta com a visão conservadora, estigmatizando os militantes mais combativos e históricos do partido reafirmando que essas velhas posições são convicções superadas pela história.

Aos poucos Lula se desloca politicamente das raízes históricas do PT e com autonomia flerta, ora com a direita, ás vezes toma posição de neutralidade ou em outros momentos posa de “bonapartista” em nome da acomodação do poder dominante para defender sua política econômica.

Eu lembro que nos momentos de crises profundas, em que alguém colocava dúvida sobre a economia brasileira, eis que tocava o telefone do Palácio do Planalto, era o companheiro Abílio Diniz dizendo: “Presidente, não se preocupe com as mentiras que estão sendo publicadas, porque nós estamos vendendo muito e o povo pobre está tendo acesso ao consumo de alimentos, coisa que não tinha antes”. Aquilo para mim, Abílio, era minha referência de que as coisas estavam acontecendo no nosso país. (Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de premiação “As Empresas mais admiradas do Brasil”, promovida pela revista Carta Capital São Paulo – SP, 18 de outubro de 2010)

De fato, durante o período Lula muitos empresários e banqueiros enalteceram a política econômica do governo Lula dando sinais de satisfação com o lucro que alcançaram sob o governo.
Em um encontro com empresários, num dado momento, Lula disse que todos os empresários que estavam presentes ganharam dinheiro enquanto o PT esteve no poder. “Se não tivessem ganhado dinheiro não estariam aqui”. Alguns dos presentes riram.

BLAIRO1CUBA1

Sobre os programas sociais coloca-se assim:

Muita gente da classe média e rica acabou compreendendo. Aqueles que ironizavam o Programa Bolsa Família, […] o aumento do credito para a agricultura familiar, […] o programa Luz pra Todos e todas as outras políticas sociais, aqueles que ironizavam dizendo que era esmola, que era assistencialismo, perceberam que foram milhões de pessoas, cada uma com um pouquinho de dinheiro na mão, que começaram a dar estabilidade a economia brasileira, fazendo com que ela crescesse, gerasse mais emprego e renda. Esta é uma lógica que todo mundo deveria entender.
Existe algum lugar no mundo em que as pessoas vão produzir. (Lula Dilma 10 anos)

 

Lula parece ser alheio à ansiedade da comunicação, ao que a mídia escreve e fala:

Tem gente na política que levanta de manhã, lê o jornal e quer dar resposta ao jornal. E dai não faz outra coisa. Eu não fui eleito para ficar o tempo todo dando resposta a jornal. Eu fui eleito para governar um pais. E isso me deu tranquilidade suficiente para ver que o programa de governo ia ser cumprido.(Lula/Dilma 10 anos)

 

E o PT mudou?
Existem dois PTs. Um e o PT congressual, parlamentar, o PT dos dirigentes. E outra coisa e o PT da base. Eu diria que 90% da base do PT continua igualzinha ao que era em 1980. Ela continua querendo um partido que não faça aliança política, mas ao mesmo tempo sabe que, para ganhar, tem que fazer acordos políticos. E uma base muito exigente, muito solidária e ainda desconhecida de parte da elite brasileira que conhece o PT superficialmente. O PT é muito forte no movimento social. O PT é muito forte no interior deste pais. E nem sempre essa fortaleza se apresenta na quantidade de votos.
E tem o PT eleitoreiro. E, hoje, ou nós fazemos uma reforma política e mudamos a lógica da política, ou a política vai virar mais pervertida do que já foi em qualquer outro momento. (Lula/Dilma 10 anos)

Lula iniciou seu primeiro mandato com uma reforma da Previdência (complementando a já realizada anteriormente por FHC), em que foi redefinido as regras de aposentadoria, da redução de benefícios

O senhor se frustrou por não ter reformado o Estado?
Nós começamos o governo com uma coisa importante, que foi a Reforma da Previdência no setor público. Muita gente foi contra, muita gente boa até ficou contra, mas, convenhamos, mesmo na nossa casa a gente não consegue viver, se tiver que gastar o mesmo para um filho que está na ativa e para o outro que está inativo.
Na máquina publica, há situações em que você tem mais aposentados do que ativos. E, ao dar um aumento real para quem esta na ativa, você é obrigado a dar o mesmo aumento real para o inativo, quando você deveria dar reposição salarial para os aposentados e aumento real para quem trabalha. Mas vai dizer isso…
Não é possível continuar assim. Nós mudamos a lei, mas não é fácil. Nós tentamos fazer a Reforma Trabalhista. Criamos uma comissão de trabalho, onde estavam a CUT, a Força Sindical e os empresários. Eles sempre chegam quase próximos a um acordo, mas não se acertam. Eu dizia para eles: “Vocês tratem de se acertar, porque não é o governo que vai fazer, não. Ninguém precisa ganhar 100%, mas se coloquem de acordo e construam alguma coisa”.

As palavras e as imagens de Lula não podem agradar a todos. Sempre será fruto de debates entusiasmados ou será questionado pelas suas atitudes. Certo é observar que Lula quase sempre utiliza o Nós em detrimento do Eu.

chaui
“a sociedade da mídia e do consumo de bens efêmeros, perecíveis e descartáveis engendra uma subjetividade de tipo novo, o sujeito narcisista que cultua sua própria imagem como única realidade que lhe é acessível e que, exatamente por ser narcísica, exige aquilo que a mídia e o consumo lhe prometem sem cessar, isto é, satisfação imediata dos desejos, a promessa ilimitada de juventude, saúde, beleza, sucesso e felicidade que lhe virão por meio das “mercadorias” fetichizadas, promessas que, no entanto, não podem se cumprir gerando frustração e nihilismo” (Chaui – Ética e Violência – TD 39 out/nov/dez p. 34)

Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada, também marcou presença no evento de artistas em apoio a Dilma Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada, também marcou presença no evento
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

 

“O meu segundo mandato foi melhor do que o primeiro. Com Dilma, tenho certeza que vai ser assim também”, Lula na Campanha de 2014

10641010_698318666903803_2095869406268387546_nFoto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
“O resultado dessa eleição será dignificante para a consolidação da democracia neste país e, a partir da eleição, vamos começar uma campanha pela reforma política. Estou convencido de que sem a reforma política, não faremos nenhuma outra reforma neste país”, disse Lula a jornalistas no início da tarde de hoje, em São Bernardo do Campo, logo após caminhada realizada com Alexandre Padilha 13 e Eduardo Suplicy”. Ouça a fala do ex-presidente: https://soundcloud.com/institutolula/lula-fala-a-jornalistas-em-sao-bernardo

 

Entrevista para Carta Capital

Lula: “Não é Dilma contra Aécio. São projetos diferentes de sociedade”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.