As belas fotos postadas por sobrinhos meus na rede social lembraram-me da bela imagem de Robert Doisneau: O BEIJO DE HOTEL DE VILLE feita em Paris em 1950. Na ocasião, o fotógrafo pediu para o casal Jacques Carteaud e François Bornet para fotografá-los trocando um beijo em plena rua movimentada de Paris.
O fotógrafo francês Robert Doisneau nasceu em 14 de abril de 1912 e morreu em 01 de abril de 1994. Na década de 1930 ele usou uma Leica nas ruas de Paris. Fotografou durante quase três anos para a Vogue (1949-1951). Ele e Henri Cartier-Bresson foram pioneiros do fotojornalismo. Robert Doisneau era considerado um mestre por Cartier-Bresson. Doisneau foi um dos mais populares fotógrafos da França.
Assim dizia Doisneau: “As maravilhas da vida diária são tão emocionantes, nenhum diretor de cinema pode providenciar o inesperado que você encontra na rua.” Doisneau era conhecido por suas imagens modestas e brincalhão, apresentava uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos tranquilos e incongruentes. Se tornou tão popular que muitas de suas imagens – principalmente as do período entre o fim da II Guerra até os anos 1950 – são vendidas até hoje na França como calendários e postais.