Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999.1 O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

O Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas e espaços culturais.

Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel De Portugal, Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Poetas do Brasil:

  • José de Anchieta: Poema à Virgem.
    Cláudio Manuel da Costa: Munúsculo Métrico; Culto Métrico; Epicédio; Obras (sonetos, epicédios, romances, éclogas, epístolas, liras); O Parnaso Obsequioso; Vila Rica; Poesias Manuscritas.
    Carlos Drummond de Andrade: Alguma Poesia; Sentimento do Mundo; José; A Rosa do Povo; Claro Enigma; Quadrilha; Boitempo; A Última Pedra no meu Caminho; 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor; Antologia Poética; Fazendeiro do Ar; Viola de Bolso; Amar se Aprende Amando; Farewell.
    Manuel Bandeira: A Cinza das Horas; Carnaval; O Ritmo Dissoluto; Libertinagem; Estrela da Manhã; Lira dos Cinquent’anos; Estrela da Tarde; Estrela da Vida Inteira; Belo, Belo; Opus 10; Mafuá do Malungo; Antologia Poética.
    Vinícius de Moraes: Serenata do Adeus; Canção do Amor Demais; Valsa de Eurídice; A Casa; A Felicidade; Chega de Saudade; É Preciso Dizer Adeus; Garota de Ipanema; Insensatez; Aquarela; Chorando pra Pixinguinha; Minha Namorada; Samba Triste; Pobre Menina Rica; Soneto da Separação.
    Manoel de Barros: Poemas Concebidos Sem Pecado; Gramática Expositiva do Chão; Livro de Pré-Coisas; O Guardador das Águas; O Livro das Ignorãças; Livro Sobre Nada; Retrato do Artista Quando Coisa; Memórias Inventadas I; Portas de Pedro Viana; O Fazedor de Amanhecer; Águas; Poesia Completa.
    Mário Quintana: A Rua dos Cataventos; Sapato Florido; O Aprendiz de Feiticeiro; Caderno H; Espelho Mágico; Quintanares; A Vaca e o Hipogrifo; Esconderijos do Tempo; Baú de Espantos; Porta Giratória; A Cor do Invisível.
    Cecília Meirelles: Espectros; Criança, Meu Amor; Romanceiro da Inconfidência; Ou Isto Ou Aquilo; Mar Absoluto;Viagem; Vaga Música; Batuque; Canções; Flores e Canções; Antologia Poética; O Menino Atrasado.
    Hilda Hilst: Presságio; Balada de Alzira; Roteiro do Silêncio; Sete Cantos do Poeta Para o Anjo; Da Morte. Odes Mínimas; Do Amor; Do Desejo; Bufólicas; Cantares de Perda e Predileção; Alcoólicas; Amavisse; Amado Hilst.
    Adélia Prado: Bagagem; O Coração Disparado; Terra de Santa Cruz; O Pelicano; A Faca no Peito; Oráculos de Maio; Louvação Para uma Cor; A Duração do Dia; Poesia Reunida; Antologia da Poesia Brasileira.
    Cora Coralina: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais; Meu Livro de Cordel.
    Castro Alves: Espumas Flutuantes; A Cachoeira de Paulo Afonso; Os Escravos; Hinos do Equador; Tragédia no Mar; O Navio Negreiro.
    Cruz e Souza: Broquéis; Missal; Tropos e Fantasias; Evocações; Faróis; Outras Evocações; Últimos Sonetos; O Livro Derradeiro; Dispersos.
    Paulo Leminski: Quarenta Clics em Curitiba; Polonaises; Não Fosse Isso e Era Menos/ Não Fosse Tanto e Era Quase; Tripas; Caprichos e Relaxos; Um Milhão de Coisas; Distraídos Venceremos; Toda Poesia; La Vie em Close; O Ex-Estranho; Aviso aos Náufragos.
    João Cabral de Melo Neto: Pedra do Sono; Os Três Mal-Amados; O Engenheiro; O Cão sem Plumas; O Rio ou Relação da Viagem que Faz o Capibaribe de sua Nascente à Cidade do Recife; Quaderna; A Educação Pela Pedra; Morte e Vida Severina; A Escola da Faca; Tecendo a Manhã.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s