Danças circulares e sabedoria dos povos

dancascirculares

Curso: Danças circulares e sabedoria dos povos – 7ª edição

As Danças Circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos buscando o respeito, a união e a cooperação entre os indivíduos e o grupo. Estas danças possibilitam vivenciarmos de modo especial a alegria, a irmandade, o contato com a natureza numa comunicação não verbal, sendo um rico instrumento no trabalho de inclusão das questões sociais que envolvem nossa relação com o meio em que vivemos, ressaltando a necessidade de convivência pacífica, inclusiva e sustentável.
A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões ambientais.
Este curso é um convite ao conhecimento da cosmovisão de alguns povos através de danças circulares e reflexão sobre os símbolos dançados. Conhecer as tradições culturais que estruturam os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade e auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.

Objetivo:
Propiciar vivência de Danças Circulares e conhecimento das tradições culturais que as inspiram estimulando o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando os valores da Cultura de Paz tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilizando sobre as questões socioambientais.

Conteúdo:

• Conceitos básicos sobre o Movimento das Danças Circulares Sagradas;
• 6 danças circulares tradicionais e contemporâneas baseadas nas tradições: tupi guarani, africana, andina, celta, tibetana e hindu;
• Conceitos básicos sobre as diversas tradições culturais;
• Valores da Cultura de Paz;
• Sensibilização sobre as questões socioambientais.

Vagas: 40
Público: interessados no tema.

Facilitação:
Estela Maria Guidi Pereira Gomes – Focalizadora de Danças Circulares e docente da UMAPAZ Formação. Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education, coordena o Programa de Metodologias Integrativas na divisão de formação da UMAPAZ.
Samuel Souza de Paula – Pesquisador das culturas dos povos; estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Parceiro da UMAPAZ Formação desde 2008 desenvolve cursos sobre a sabedoria indígena e Danças Circulares.
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Dias: 23 e 30 de setembro; 7, 14, 21 e 28 de outubro; 4, 11 e 18 de novembro de 2016, sextas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s