Crise do capitalismo é discutida em curso de extensão da FespSP


Panorama sobre uma das principais crises econômicas internacionais é realizado em aulas que começarão no dia 10 de agosto. 

 

Os fundamentos clássicos da análise da crise – tendo como referencial a obra O Capital de Karl Marx – aliados a uma análise do contexto histórico atual, com a fase que se abre a partir de 2008, o curso “A Crise do Capitalismo”, que começará na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) no dia 10 de agosto de 2017, pretende dar aos alunos um panorama sobre a crise econômica no plano internacional.

 

O docente Iuri Tonelo explica que para isso, as aulas partem da compreensão acerca das raízes econômicas da inflexão de 2008, seja na análise dos economistas que argumentam sobre sua gênese nos anos 1970, seja refletindo a reestruturação produtiva e as transformações econômicas nos anos de neoliberalismo. “A partir disso, buscaremos compreender a crise atual e em que sentido aponta se desenvolver, abordando como tem afetado o Brasil, mas também os novos fenômenos políticos em escala internacional, como a ascensão de Donald Trump e os impactos no capitalismo mundial”, explica.

 

As aulas têm como objetivo dar fundamentos sobre o conceito de crise econômica (crise da reprodução ampliada do capital) e introduzir bases e o contexto que fizeram com que se deflagrasse em 2008 uma das mais importantes crises da história do capitalismo, qualificada por alguns estudiosos como “grande recessão”. Além de compreender a dinâmica da crise atual e suas consequências sociais no fenômeno da desigualdade.

 

O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, bacharéis de diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação, Serviço Social e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br

 

Serviço

Curso de Extensão de Férias – A Crise do Capitalismo

Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP.

Período: 10 de agosto a 5 de outubro de 2017.

Horário: Quintas-feiras, das 19h às 22h30.

Carga Horária: 32h

Docente: Iuri Tonelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s