O Dia do Fico e a Rua…

No dia 9 de janeiro de 1822, o príncipe regente D. Pedro I fez uma declaração de que não cumpriria mais as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
Ficaram famosas as palavras supostamente ditas pelo Príncipe Regente: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.
Esta afirmativa de Dom Pedro I contribuiu para o fortalecimento do movimento separatista no Brasil, até então considerado uma extensão de Portugal. É por esse motivo que esse dia é tão importante para o Brasil.
Ocorria que as cortes de Lisboa, não aprovaram as medidas tomadas por dom Pedro para administrar o país; elas queriam recolonizar o Brasil e passaram a pressionar o príncipe a também retornar a Lisboa, deixando o governo do país entregue a uma junta submissa aos interesses portugueses. Uma reação de políticos brasileiros aconteceu e eles entregaram ao regente uma lista com 8 mil assinaturas solicitando sua permanência aqui. A resposta de dom Pedro foi a célebre frase apresentada acima. Ela marca a adesão do príncipe regente ao Brasil e à causa brasileira, que vai desembocar em nossa Independência, no mês de setembro daquele ano. O Dia do Fico, portanto, é um dos marcos do processo de libertação política do Brasil.
No Ipiranga, bairro de São Paulo, temos a Rua do Fico em homenagem a este tão importante momento. Fique com a Vitrine do Giba, participe, compartilhe e inscreva-se nos nossos canais.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.