Vladimir Safatle oficializa candidatura para deputado federal com debate na Ocupação 9 de Julho

“A mais brutal de todas as derrotas políticas que o fascismo nos impõe é o silenciamento da imaginação”, assim começa o manifesto que anuncia a candidatura para deputado federal pelo PSOL-SP do filósofo e professor Vladimir Safatle.

Intitulado “A hora é agora”, o texto foi escrito coletivamente por um conselho plural de 50 pessoas e já conta com mais de mil assinaturas. Christian Dunker, Marilena Chaui, Tales Ab’Sáber, Maria Rita Kehl, Jean-Claude Bernardet, Luiz Eduardo Soares e Maria Marighella são alguns dos nomes que compõem essa lista de apoio, entre outras pessoas, ligadas à educação, à saúde, cultura e movimentos sociais.

Segundo Safatle, o manifesto foi criado com o objetivo de trazer para o debate atual no Brasil uma série de pautas políticas que estão sendo mobilizadas em outros países, mas que não fazem parte das discussões nacionais, incapazes de dar espaço para a imaginação política. Ele afirma que “o objetivo é abrir esse espaço e discutir, publicamente, questões para pensar em que sociedade realmente gostaríamos de viver”.

A proposta está fundamentada em 15 eixos, que buscam proposições de justiça social, levando em consideração as diferenças sociais de classe, raça e gênero. Ao priorizar o poder popular, as propostas articulam um horizonte sem precarização do trabalho e sem miséria.

Tensionando os limites do sistema capitalista, são sugeridas políticas tanto para transporte, moradia e saneamento básico, como para sustentabilidade, em reconhecimento da atual emergência ecológica. O projeto entende o setor da Cultura enquanto estratégico e compreende a necessidade da ampliação do acesso público à Saúde, incluindo os cuidados profissionais com saúde mental. Em relação à Segurança Pública, as propostas reivindicam o fim da polícia militar e do encarceramento em massa.

Sobre Vladimir Safatle
Professor de filosofia e psicologia da Universidade de São Paulo (USP), tem mais de 20 livros publicados e foi colunista de alguns dos principais jornais e revistas do Brasil. Defende a ampliação do campo de propostas da esquerda brasileira e algumas de suas bandeiras permanentes são: igualdade radical, democracia direta e fortalecimento da universidade pública.

Sobre o evento
O lançamento da campanha acontecerá no dia 06/08/2022, às 14h, na Ocupação 9 de Julho, no centro da cidade de São Paulo. No evento aberto, haverá leitura e debate do manifesto “A hora é agora”. No mesmo dia haverá ainda uma assembleia de voluntários com oficinas de auto-gestão para participação da campanha, aberta aos interessados.

Serviço
Lançamento da candidatura de Vladimir Safatle para deputado federal pelo PSOL-SP.
Data: 06/08/2022
Horário: 14h
Local: Ocupação 9 de julho (Rua Álvaro de Carvalho, 427, Bela Vista, São Paulo – SP)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.