O silêncio da Musa

A atriz Odete Lara morreu nesta quarta-feira (o4) aos 85 anos no Rio de Janeiro. Odete Lara foi uma das mais importantes musas do cinema brasileiro nos anos 60.

Odete Lara em cena de Bonitinha, mas ordinária, de 1963

Odete Lara em cena de Bonitinha, mas ordinária, de 1963

Odete Lara estrelou 32 filmes durante duas décadas de carreira nas telas. Bonitinha, mas ordinária, de 1963 foi um dos destaques de sua carreira. O longa tem roteiro baseado em peça homônima de Nelson Rodrigues, adaptado por Jorge Dória.

A Estrela Sobe, de Bruno Barreto, A Rainha Diaba, de Antônio Carlos Fontoura , e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, também compõem a relação de filmes em que partcpou.

A carreira da atriz é ainda tema do documentário Retratos Brasileiros: Odete Lara, que terá uma exibição especial. No Rio de Janeiro, o cineasta Luis Carlos Lacerda e o jornalista João Carlos Rodrigues conversarão com o público logo depois da sessão.

'A Rainha Diaba': Odete Lara é uma cantora de cabaré em filme dirigido por Antonio Carlos Fontoura (Foto: Divulgação)

‘A Rainha Diaba’: Odete Lara é uma cantora de cabaré em filme dirigido por Antonio Carlos Fontoura (Foto: Divulgação)

Iniciou a carreira artística como modelo e garota-propaganda na extinta TV Tupi, onde em 1952 trabalhou em uma versão da peça Luz de Gás, com Tônia Carrero e Paulo Autran. Sua última atuação foi na novela Pátria Minha (Rede Globo), em 1994, como Valquíria Mayrink, mulher frustrada por ter perdido a riqueza.

Odete Lara nasceu Odete Righi Bertoluzzi, no bairro da Bela Vista, São Paulo, em 1929. Teve uma infância dura, com o suicídio dos pais, e cedo começou a trabalhar.  e logo se tornou uma requisitada atriz de teatro e televisão. Ela também gravou discos, fez shows musicais e colaborou na imprensa alternativa dos anos 70.

 

Odele Lara cantando:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s