Por Gilberto da Silva
Ontem, 01/09/2016 logo um dia após o fatídico impedimento da legitima presidenta Dilma, postei em algumas redes sociais um logo (veja ao lado) e a reação de muitas pessoas foram esclarecedoras para sentir o momento em que estamos vivendo. Alguns me questionaram por estar fazendo uma apologia da campanha de Dilma (Dilma, Coração Valente) e que eu não sossegaria nesse Setembro Vermelho! (não um pouco sem razão…). Outros aplaudiram a minha atitude por promover um Setembro Vermelho e sair às ruas para combater esse regime golpista que se instalou na República. Raros os que manifestaram conhecer a campanha!
Poucos compreenderam – ou lembraram – que o Setembro Vermelho é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a prevenção, e com isso diminuir a disseminação da doença do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são as principais causas de óbitos no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas. Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos.
Portanto, Setembro Vermelho é um momento para lembrar que compartilhar é um ato de amor. Um ato de salvação de uma ou várias vidas.