Plantio Global acontece neste domingo em mais de 10 países

Evento organizado pelos Cades regionais da cidade de São Paulo será no Parque Municipal Chácara do Jockey

 

Os Cades Regionais Vila Mariana e Butantã, as Prefeituras Regionais Vila Mariana e Butantã e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente convidam para o Plantio Global – uma ação colaborativa e comunitária para promover o plantio de árvores nativas na metrópole -, neste domingo (19), a partir das 10h, no Parque Municipal Chácara do Jockey, no Butantã (Zona Oeste).

 

O Plantio Global congrega diversos grupos que já realizam plantios em suas localidades. Os objetivos do evento são incentivar mais pessoas a participar desses grupos, ampliar a conscientização sobre as práticas de ambientais, viabilizar a troca de experiências e conhecimento e auxiliar a construção de políticas públicas para o setor. Voluntários estarão no parque para ajudar a todos no processo. É importante não esquecer o protetor solar e garrafinhas d’água. Participantes de qualquer idade são muito bem-vindos!

 

Neste ano, mais de 60 cidades em 10 países participarão do Plantio Global simultaneamente. Em São Paulo, o evento tem apoio do Fórum de Sustentabilidade do Butantã e de todos os envolvidos no processo de organização – conselhos de Butantã, Jabaquara, Lapa, Pinheiros, Mooca, Santo Amaro e Vila Mariana, associações, movimentos e iniciativas socioambientais da cidade.

 

A iniciativa do Plantio Global partiu do Cades/Agenda 2030 Vila Mariana e envolveu o poder público, outros conselhos, iniciativas locais e, principalmente, a sociedade civil no intuito de promover a oportunidade de as pessoas experimentarem, por meio do plantio coletivo, uma outra relação com as árvores e com o espaço público.

 

A questão do meio ambiente em São Paulo é complexa. A cidade tem atualmente 2,6m²/habitante de áreas verdes, enquanto a recomendação da OMS/ONU é de 12m²/habitante.

 

Temos de estar preparados para solucionar a agenda verde concomitantemente com a agenda marrom, que trata de infraestrutura básica para a população. O aumento da flora nativa traz enormes benefícios socioambientais, entre eles a melhoria no ciclo d’água, filtra partículas tóxicas, diminui a temperatura, provê apoio e alimento para a avifauna e pessoas, proporciona bem-estar e biodiversidade, além de contribuir para atenuar os efeitos das mudanças climáticas – todos problemas sérios de grandes centros densamente construídos.

 

O Cades (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) é baseado nas ações voltadas para a concretização da Agenda 2030 e das metas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Os conselhos são ligados à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em cada uma das prefeituras regionais e é composto pela sociedade civil e pelo poder público para apoio local no desenvolvimento de políticas que promovam a sustentabilidade urbana.

Nas redes sociais:

Use as Hashtags: #plantioglobal #globalplanting #plantaciónmundial

Se conecte no Facebook: https://www.facebook.com/groups/ampliacaodamataatlantica

Serviço:

Evento: #PlantioGlobal

Quando: 19 de março, domingo, a partir das 10 h

Onde: Parque Municipal Chácara do Jockey – Rua Santa Crescência, portão 4 (GCM)

 

Você pode chegar …

De bicicleta – Ciclovia Eliseu de Almeida, venha com sua bicicleta e use a Linha Amarela do Metrô Linha para chegar até a estação Butantã

De ônibus – ligue para o telefone 156 ou veja as linhas no site da SPTrans

De carro – pela Av. Prof. Francisco Morato, chegando na Rua Santa Crescência (estacionar na rua)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s