Plantio de árvores e centenas de orquídeas no Ibirapuera homenageia Ana Primavesi

Plantio de orquídeas e homenagem A.Primavesi 9-7 Domingo[4996]

No próximo domingo, dia 9/7, um plantio colaborativo de árvores e centenas de orquídeas no Parque Ibirapuera vai homenagear a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que hoje está com 96 anos. Organizado pelo Cades Vila Mariana e Agenda 2030 VM, com apoio da Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o evento, que terá resíduo zero, vai proporcionar outras atividades ligadas à sustentabilidade e uma sessão de autógrafos. As mudas de orquídeas foram doadas pela população e por alguns parceiros. O plantio será realizado na alameda entre o lago e a Praça da Paz, nas proximidades do portão 8, a partir das 9h.

 

Nascida na Áustria, Ana Primavesi veio para o Brasil após a Segunda Guerra e se tornou uma das maiores especialistas em solos tropicais. Ela defende a ideia que a saúde do solo é pré-requisito para a saúde das plantas e, consequentemente, para a saúde dos homens. Portanto, é fundamental restabelecer o equilíbrio entre o solo e os seres vivos. Primavesi foi co-fundadora de várias organizações, como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e o MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano), e desempenhou um papel fundamental na construção da IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements) na América Latina.

 

Entre as atividades que serão realizadas de forma colaborativa estão: oficina sobre plantio e cuidados com árvores e orquídeas, troca de mudas, sementes, receitas e conhecimentos (sobre plantios, ODS, PANCS, bomba de sementes, compostagem, resíduos, segurança alimentar, ecobairro, abelhas sem ferrão e muito mais), bordado em folhas seca, pintura de plaquinhas com as crianças, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, origami, contação de histórias e dança circular.

 

Quem puder, pode contribuir levando escadas leves, tesoura sem ponta, borrifador, luvas para jardinagem, toalhas ou cangas, lanche para compartilhar e caneca. O evento é inclusivo e une a população e as instituições (públicas, privadas e terceiro setor) para a melhoria do espaço público e do meio ambiente, possibilitando aos participantes e frequentadores do parque a oportunidade de conhecer mais sobre os Cades regionais, a Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de participar de diversas atividades de conhecimentos prático, educativo e profissional.

 

Parceiros confirmados até o momento:

Comunidade Dedo Verde – dança circular

Clarice Borian – bordado em folha seca

Decor Art – doação de orquídeas

Flores no Cimento – oficina de orquídeas e pintura de plaquinhas

Horta das Flores – oficina PANCs

Horta da Saúde – apoio e troca de conhecimentos

Instituto Biológico / SAA – doação de orquídeas

Instituto de Engenharia e Paisagem Consultoria Ambiental – placa de homenagem

Instituto Sorriso Sustentável – oficina resíduo zero

Keila Corrêa – oficina origami

Leo Stinghen – oficina brinquedos com recicláveis

Movimento Estadual ODS São Paulo – atividade ODS

Parque Ibirapuera Conservação – contação de história

Programa Ecobairro – oficina da semente à árvore, bomba de sementes e mapa afetivo

Semear Conhecimentos – troca de sementes, mudas e conhecimentos

Shopping Eldorado – doação de orquídeas

Sindicato dos Comerciários – apoio e doação

Sociedade Bandeirante de Orquídeas – doação e oficina de orquídeas

SOS Abelhas sem Ferrão – oficina abelhas sem ferrão

União Geral dos Trabalhadores UGT   apoio e doação

Vereadora Aline Cardoso – apoio na doação de orquídeas

Virada Feminina – apoio e doação de frutas

Viveiro Madre Tierra – apoio

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.