Teodoro Alexandre de Beaurepaire

Olá amigos e amigas da Vitrine do Giba vamos hoje falar sobre mais um personagem das Guerras da Independência e que é nome de Rua no bairro do Ipiranga, na Cidade de São Paulo. O personagem de hoje é Teodoro de Beaurepaire

Teodoro Alexandre de Beaurepaire nasceu em Toulon, na França em 1787. Foi militar brasileiro de origem francesa. Estudou em Lisboa e veio para o Brasil, em 1808, como primeiro-tenente na esquadra que naquele ano trouxe a Família Real Portuguesa para o Brasil.

Em 1823, lutou na Bahia contra as tropas portuguesas durante a Guerra da Independência. No ano seguinte, participou da repressão à Confederação do Equador, em Pernambuco. Nessa ocasião, aprisionou o navio rebelde “Constituição ou Morte”, que depois passou a se chamar “Beaurepaire”. O Brigue Constituição ou Morte, ex-Rio Ave, foi armado pelos revolucionários de Pernambuco. Aprisionado pela Corveta Maria da Glória, do comandante Teodoro de Beaurepaire, em Porto de Pedras, Alagoas em 25 de julho de 1824. Passou a chamar-se Beaurepaire, tendo sido o único navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil em homenagem ao oficial que o capturou. O comandante e o imediato desse navio rebelde, o maltês John Matrowich e o português João Guilherme Ratcliff, foram condenados à morte e executados em 17 de março de 1825.

Na Guerra da Cisplatina, participou de vários combates em 1826 e 1827 e capturou navios corsários que perseguiam os navios mercantes brasileiros. Entre 1837 e 1838, já chefe de divisão, chefiou as forças navais na repressão à Sabinada. Em 1843, comandou a esquadra que escoltou a imperatriz D. Teresa Cristina de Nápoles até o Rio de Janeiro para se casar com D. Pedro II.

Faleceu como vice-almirante e foi enterrado no Cemitério de São João Batista na gloriosa cidade do Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1849.

Ficamos por aqui e aguardem o próximo vídeo sobre Personagens da Independência. Compartilhe, curta e inscreva-se em nossos canais.

Compartilhe, curta e inscreva-se em nossos canais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.