Agosto, mês do morango!

Morango

Mês: agosto 

O morango é uma fruta delicada e deve ser manipulada o mínimo possível, sendo conveniente adquirir o produto condicionado em caixinhas.
É uma fruta com grande quantidade de vitamina C, evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções e ajuda no processo de cicatrização.
É ainda eficiente contra infecções de fígado, garganta e vias urinárias.
O morango amassado com mel é um ótimo remédio para males dos rins e suas folhas são consideradas excelentes como diurético.

ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS: Convém lavá-los cuidadosamente para eliminar impurezas. Lavá-los em água corrente. Deixe de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos. Só retire o cabinho na hora de comer para não perder os nutrientes. 

CUIDADOS NA COMPRA: Na hora da compra, verifique o estado dos morangos das camadas inferiores. Ele deve ser bem vermelho, sem manchas ou partes amolecidas. 

CONSERVAÇÃO: Por serem altamente sensíveis, recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo (de 3 a 4 dias na geladeira), sem serem lavados, pois a água favorece o seu apodrecimento. 

PERÍODO DE COMPRA: É um produto de época bem definida, sua oferta no mercado acontece em agosto e setembro. Recomenda-se principalmente o mês de agosto como o melhor para compra, pois é quando o morango está com ótima qualidade e é vendido a preço razoável.

Propriedades nutricionais

O morango é um alimento com baixo valor calórico (cerca de 38 calorias por 100 gramas), porém muito rico em diversos nutrientes, como vitaminas C, A, B5 e B6. Dentre os minerais, o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio são os de maior destaque na composição. Outro nutriente encontrado em grandes quantidades no morango são as fibras, cerca de 2,5 gramas por 100 gramas.

Segundo Milene Massaro Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), a fruta também é rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer e na redução de inflamações. Além disso, possui “zeaxantina”, uma substância importante para a saúde dos olhos.

“O fortalecimento do sistema imunológico, o melhor funcionamento do sistema digestivo e o auxílio no processo de cicatrização também estão entre os principais benefícios nutricionais relacionados ao consumo de morangos. Vale destacar que se trata um alimento muito versátil que pode ser consumido de várias maneiras: in natura, suco, sobremesas, bolos e até mesmo saladas”, afirma a nutricionista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.