Formada pelos, carinhosamente chamados por seu fundador Silvio Baccarelli, “Meninos de Heliópolis”, a OJH apresenta concerto com composições de W. A. Mozart e Franz Joseph Haydn no Museu de Arte de São Paulo.
Orquestra Juvenil de Heliópolis
Local: MASP
Av. Paulista, 1578
Data: 27/09/2015S
Horário: 16 horas
Duração: 1 hora
Ingressos (preços populares): R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia
Capacidade para 374 pessoas
Dinheiro ou Cartão
Bilheteria do MASP ou pelo site www.ingresse.com
Classificação etária: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais
Através do Regente Edilson Venturelli e, no clarinete, Tiago Carvalho e Silva, a Orquestra Juvenil de Heliópolis emociona o público apresentando no repertório obras de Mozart: Concerto para Clarinete e Orquestra KV. 622 em Lá Maior e de Franz Joseph Haydn: Sinfonia n. 104 em Fá Maior (Londres).
Com uma hora de duração, essa é a quarta apresentação das seis programadas, pelo Instituto Baccarelli, para 2015 no MASP. As próximas são: “Orquestra Sinfônica Heliópolis” dia 25 de outubro e, finalizando a série, com o “Quinteto de Sopros e Grupo de Percussão” dia 22 de novembro.
Regente
Edilson Ventureli, que assumiu o comanda da OJHno inicio de 2015, estudou regência coral com o Maestro Sílvio Baccarelli, recebeu ensinamentos teóricos do Maestro Sérgio Vasconcellos Corrêa e aprimorou sua técnica pianística com a concertista Yara Ferraz. Estudou regência orquestral com os maestros Ira Levin, Roberto Tibiriçá e, atualmente, está sob orientação do maestro Isaac Karabtchevsky. Apresentou-se nas principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado para a Espanha, quando das comemorações do centenário de Villa-Lobos.
INSTITUTO BACCARELLI
Instituição sem fins lucrativos, o Instituto atende cerca de 1300 crianças e jovens em programas socioculturais, que oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionado desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.
Com sede em Heliópolis, o Instituto Baccarelli oferece a crianças e jovens da comunidade uma estrutura de ponta, professores qualificados, aulas em grupo e individuais – tanto teóricas quanto práticas, além de exercícios em conjunto nas 4 orquestras, 27 corais (entre coral e musicalização) e 4 grupos de câmara.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis, principal grupo da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 90 músicos, ela leva o nome de Heliópolis para todo o Brasil, impactando positivamente na identidade da comunidade e na vida dos moradores.