Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

 

 

 

Mobilidade: seja você a mudança na cidade

 

Com esse tema, a Semana da Mobilidade – 2015, evento anual promovido entre 18 e 25 de setembro, pretende mostrar a mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível que priorize o uso democrático do sistema viário pelos seus diversos atores – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas/passageiros.

 

Sob a égide do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, está a prioridade à circulação dos pedestres e ciclistas em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de automóveis (transporte individual motorizado). Está, também, a necessidade de se priorizar e investir no transporte público coletivo.

 

Priorizar o deslocamento seguro dos mais vulneráveis no trânsito – que são, respectivamente, os pedestres e ciclistas (locomoção não motorizada) – e zelar pelo interesse da coletividade é justamente o que a Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da sua secretaria de Transportes, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), vem fazendo. Por isso, desde 2013, temos acompanhado e usufruído do investimento robusto na expansão das faixas exclusivas de ônibus e das ciclovias. Hoje, são mais de 480 km de faixas exclusivas implantadas e 356 km de estrutura cicloviária existente.

 

Assim, acreditamos, o Poder Público está ajudando a construir um novo paradigma de Mobilidade para a metrópole paulistana.

 

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana da Mobilidade é uma iniciativa dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, do qual São Paulo, que sedia a empresa de trânsito mais antiga do País, faz parte.

 

No interior de São Paulo, programa premiado substitui automóveis e motos por bicicletas

 

Concessionária de água e esgoto promove o uso da bike entre seus funcionários e recebe o Prêmio Sustentabilidade do SINDCON

 

No dia 22 de setembro, em cidades de todo o mundo são realizadas atividades que promovem a preservação do meio ambiente e a defesa da qualidade de vida nos grandes centros urbanos a data ficou conhecida como O Dia Mundial Sem Carro.

 

Em Guará, cidade localizada no interior de São Paulo, uma iniciativa se destacou ao desenvolver um projeto, que inclusive ganhou o Prêmio Sustentabilidade promovido pelo Sindcon – Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, pela inovação que a iniciativa apresentava.

 

O projeto em questão substituiu por bicicletas os veículos da empresa que faziam serviços como medições, inspeções, atendimentos aos usuários, verificações de leitura, entrega de notificações e controle de qualidade da água e esgoto.

 

O Programa Frota Ideal da Concessionária Águas de Guará, foi premiado na categoria institucional. O resultado foi um aumento das leituras realizadas por dia e uma economia de 50% do combustível consumido. Outros benefícios foram a redução no consumo de recursos naturais e da emissão de gases poluentes, além da autonomia para equipes operacionais, agilidade e eficiência na prestação dos serviços, isso sem falar na maior empatia da comunidade pelos colaboradores da empresa e da própria concessionária. Outro benefício proporcionado pelo programa foi a melhoria dos indicadores de saúde entre os colaborares.

 

 

UM DIA SEM CARRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
No próximo domingo, dia 20, será realizada a 28ª edição do UM DIA SEM CARRO, uma iniciativa global que convida toda a sociedade a deixar o automóvel particular na garagem. O evento contará com três atividades que serão realizadas no Aterro do Flamengo, a partir das 8h: corrida solidária, caminhada e passeio ciclístico.

 

As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. O percurso de 12 km começa no Monumento aos Pracinhas e segue até o Mourisco, passando pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla até a arena “Um Dia Sem Carro”, que estará situada no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

 

A iniciativa conta com patrocínio e apoio do MetrôRio e do Instituto Invepar e é realizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ). A prefeitura Municipal do Rio de Janeiro também se destaca entre as apoiadoras do evento.

 

Serviço: UM DIA SEM CARRO

 

Data: 20 de setembro
Duração: aproximadamente 4 horas (todo o evento)
Local de Concentração: Monumento aos Pracinhas – Avenida Infante Dom Henrique 85, (Aterro do Flamengo) Rio de Janeiro

Horário da concentração: 7h (corrida e caminhada) / 8h (passeio ciclístico)
Hora da largada: 8h (corrida e caminhada) / 9h30 (passeio ciclístico)

Trajeto: Do Monumento aos Pracinhas até o Mourisco, seguindo pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla até a arena “Um Dia Sem Carro”, que estará situada no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial

Percurso total: 12 km

Censura livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.