Em 3 de maio de 1955 falecia, de infarto, no Rio de Janeiro Aníbal Augusto Sardinha ou Garoto que foi um grande compositor e violonista brasileiro. Filho de portugueses e nascido em 28 de junho de 1915, Garoto começou a tocar sozinho, de ouvido, um banjo que ganhou do seu irmão Batista, também músico.
Em 1926, com apenas 11 anos, integrou o Regional Irmãos Armani, ficando conhecido então como o Moleque do Banjo, por sua pouca idade. No ano seguinte passou a tocar no Conjunto dos Sócios, pertencente ao irmão Inocêncio, cantor e violonista. Ao longo de sua carreira, estudou música com Atílio Bernardini e composição com João Sepe, cursando matérias afins com Radamés Gnatali, de quem foi grande amigo.
Só como compositor de Gente Humilde, cuja letra foi escrita posteriormente por Vinícius de Moraes e Chico Buarque, já vale todo o seu rico curriculum musical para alguém que morreu tão cedo. Garoto, que fez muito sucesso nos EUA, aqui serviu de inspiração para Baden Powell, Paulinho Nogueira, Tom Zé e tantos outros.