Obra analisa modos de abordagem do humor por livros didáticos de Inglês

54729_capa_livro_ilka_release_1039430342160481558

Autora é docente do Campus Lagoa do Sino da UFSCar
Está sendo lançado o livro “Humorless Approach: Análise Discursiva de Quadrinhos de Humor em Livros Didáticos de Inglês como Língua Estrangeira”, de autoria de Ilka de Oliveira Mota, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e publicado pela editora Appris.
A obra é resultado da tese de doutoramento da autora defendida no Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Apoiada no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista na interface com os estudos de Freud sobre a comicidade, analiso os modos de abordagem do humor por livros didáticos de Inglês como língua estrangeira, buscando compreender o seu processo de significação, bem como as concepções de ensino e de Língua os atravessam”, explica Mota. O livro tem como prefacista Maria José Rodrigues Faria Coracini, docente da Unicamp e orientadora da pesquisa.
Algumas razões motivaram a pesquisadora a escolher o objeto de estudo. A primeira diz respeito ao modo do funcionamento dos quadrinhos de humor (QHs). “Os QHs são um tipo de texto que se caracteriza pelo jogo entre os planos verbal e não verbal conjuntamente, o que rompe com a ideia hegemônica de texto como um conjunto de palavras organizadas”, descreve a docente. A segunda razão está relacionada à comicidade e seu modo de funcionamento discursivo. “Enquanto uma prática de linguagem, o campo da comicidade, do qual deriva o chiste, o cômico e o humor, conforme a distinção estabelecida por Freud, se manifesta, em sua maioria, na relação conjunta entre a materialidade linguística e imagética”, define ela.
Já em relação à escolha pelos livros didáticos, Mota diz que, na condição de professora de Línguas materna e estrangeira, os livros didáticos enquanto material para as aulas de Línguas sempre foram uma constante em sua prática. “Compreendê-los sempre foi o meu objetivo como professora e usuária desse tipo de material didático”, afirma.
O livro é direcionado a pesquisadores da área de Análise de Discurso, a professores de Línguas materna e estrangeiras, especialmente de Língua Inglesa, pedagogos e a estudantes de Letras.
“Humorless Approach: Análise Discursiva de Quadrinhos de Humor em Livros Didáticos de Inglês como Língua Estrangeira” será lançado no dia 15 de junho, às 20 horas, na Escola Estadual Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista, em São Paulo. Também estão agendados dois eventos de lançamento em Rondônia: no dia 26 de julho, às 14 horas, no Campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia (Unir), na ocasião da realização do II Enadis – Encontro Nacional em Análise de Discurso; e no dia 31 de julho, às 20 horas, no Campus de Ariquemes da Unir, quando a autora fará uma palestra.
Mais informações podem ser obtidas no site da editora, em https://bit.ly/2Lpt93S.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s