Dia do Enólogo
Dia 22 de outubro é celebrado o Dia do Enólogo e, para a ocasião, a Domno compartilha 5 dicas do enólogo Lucas Simões sobre como conservar melhor seus espumantes e garantir bons brindes para todas as ocasiões. Confira!
1- Quanto mais velho melhor?
Não somente com espumantes, mas com qualquer estilo de vinho, “quanto mais velho melhor” é um dos grandes mitos. Vinhos são bebidas vivas e, como tudo que é vivo, um dia declina. É um fato que alguns grandes espumantes podem suportar mais de 10 anos ou mais na garrafa, podendo evoluir e melhorar com o passar do tempo. Entretanto, o grande risco é perder os gases carbônicos (CO2) dissolvidos no líquido, pois naturalmente eles vão permeando a rolha.
2- Deve ser servido bem gelado ou em temperatura ambiente?
O espumante sempre deverá ser servido em temperaturas mais baixas. Entre 4°C para os espumantes mais doces e leves e, os já mais maturados e cremosos, ficam excelentes a 8°C. Se estiver mais gelado do que isto, seus aromas e sabores ficarão menos intensos. Caso contrário, em altas temperaturas, o gás se perderá mais rápido, além de tornar a bebida ácida e desiquilibrada.
3- Tem alguma dica de harmonização que seja ideal para alimentos leves (ideal para o clima primavera/verão)?
Para dias quentes, o ideal são pratos com maior acidez e que também possam ser consumidos em temperatura ambiente. Queijos brancos, salpicão, frutas secas, bruschettas, saladas, frutos do mar etc.
4- A escolha da taça influencia no sabor?
Sim. Para melhor visualização do perlage (borbulhas), o ideal é utilizar taças de cristal, pois o material apresenta maior porosidade, facilitando a liberação das borbulhas e consequentemente, melhor visualização. Nesse sentido, taças com o corpo mais delgado e longilíneas são as mais proveitosas. Estas taças são conhecidas com flute. Entretanto, há uma tendência de utilizar taças mais bojudas para a degustação de espumantes, pois podem não destacar tanto o perlage visualmente, mas liberam com mais intensidade os aromas da bebida. Taças do estilo tulipa também são recomendadas.
5- Após a abertura, devemos manter na geladeira ou no freezer?
Após a abertura da garrafa, caso o produto não seja consumido totalmente, pode-se armazená-lo na geladeira, pois a temperatura baixa ajuda a manter o CO2 dissolvido no líquido. O ideal é utilizar uma tampa especial para vedá-lo, preservando o produto por cerca de três dias.