UFSCar e Uniso promovem debate sobre Comunicação e Mídia

Fruto de uma parceria entre a Uniso e a UFSCAR, o Seminário Ciência, Políticas e Metodologias da Pesquisa – Diálogos Brasil-Portugal promovem debate sobre Comunicação e Mídia

O II Seminário Ciência, Políticas e Metodologias da Pesquisa – Diálogos Brasil-Portugal – “Comunicação e Mídia”, com a participação da pesquisadora Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, acontece em 29, 30 e 31 de outubro. O evento é promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Sorocaba) e pela Universidade de Sorocaba (Uniso), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O encontro, que reúne pesquisadores das áreas da Linguística, Educação e Comunicação, tem início às 14h, no Auditório do Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC/UFSCar), com a participação de Teresa Melo, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS/UFSCar), Andrea Sanhudo, coordenadora do curso de Jornalismo da Uniso, e Fernanda Ikedo, coordenadora de Imprensa do SMetal. A primeira mesa abordará o tema “Produção volumosa de rumor público: quem está autorizado a falar de quê?”, com a presença de Geraldo Tadeu Souza, Luciana Salazar Salgado e Márcio Antônio Gatti, da UFSCar.

Às 19h, o evento será no Auditório do SMetal, com o tema “Desdobramentos das narrativas populares: Telenovela”, com Miriam Carlos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) e Josefina Tranquilin, docente nos cursos de Comunicação, ambas da Uniso, com mediação de Vanda Aparecida da Silva, da UFSCar.
No dia 30, às 19h, o tema “Mídia brasileira e campanha presidencial” será abordado por Pedro Varoni, editor do Observatório da Imprensa, e Julio Cesar Lemes, com mediação de Mara Rovida Martini, ambos do PPGCC/Uniso, no Campus Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi da Uniso.
O tema “Políticas de Comunicação – diálogos Brasil e Portugal” fecha o evento, no dia 30, às 19h, com a participação de Isabel Ferin e do jornalista Paulo Donizetti, da Rede Brasil Atual, com mediação de Débora Burini, da UFSCar. O debate será realizado no Auditório do Núcleo ETC/UFSCar.

Minicurso – O evento promove ainda um minicurso sobre “Tendências em Pesquisa em Ciências Sociais e da Comunicação”, ministrado por Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, nos dias 30 e 31, das 14h às 17h, no Núcleo ETC/UFSCar.
O minicurso abordará as novas tendências da Teoria Social e da Comunicação, bem como visa discutir as contribuições que trazem à contextualização e compreensão dos fenômenos sociais globais. “Com base nesse tipo de fenômenos, pretende-se explorar conceitos e teorias que fundamentem cenários alternativos e promovam a intervenção social”, descreve Isabel.

 

Participação – O evento é aberto e sem taxa de inscrição. As inscrições para certificados de participação serão feitas nos respectivos locais dos debates. Para mais informações, confira no link
https://www.facebook.com/events/887521088038793

Agência de Jornalismo/Uniso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s