Os desafios e ações no combate ao Covid-19

Dia 09/6, terça-feira, às 19h, bate papo com Claudia Carletto, jornalista e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo e Buiu, liderança comunitária de São Paulo com grande atuação na região do Ipiranga

Claudia Carletto, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Claudia Carletto é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing Político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da UNINOVE.

Começou a exercer a atividade política na recém-criada Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2007, quando, a partir daí, passou a fazer parte da assessoria da ex-deputada e, agora senadora, Mara Gabrilli – trabalhando depois, até 2012, como chefe de gabinete dela na Câmara Federal.

Nos anos seguintes, foi Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo, quando reformulou as atividades da TV Alesp, revendo a grade de programação para um foco na prestação de serviços ao cidadão.

Entre 2017 e 2018 foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo e de 2018 a 2019 ocupou o cargo de secretária executiva adjunta de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, implantando e gerindo políticas públicas para as mulheres. Desde dezembro de 2019, passou a responder como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Buiu

Buiu, como é mais conhecido o líder comunitário Nazareno Antonio da Silva, é uma liderança referência na cidade de São Paulo com grande atuação na comunidade do Heliópolis, contribuindo para a transformação social com a implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão de crianças e adolescentes.

Buiu desde cedo aprendeu o que é lutar por sobrevivência, frequentou centro de juventude, vendeu gelinho nas ruas, bijuterias, trabalhou em mercado e lanchonete, foi entregador de contas de luz dentro da favela de Heliópolis onde possibilitou ter o contato direto com as pessoas, com os becos e vielas da comunidade. Esta luta pela sobrevivência possibilitou que ele entendesse melhor como vivia as pessoas. Foi nesse momento que iniciou sua grande trajetória de luta. Em seguida coordenou o movimento sem creche que lutava para ter mais equipamentos de atendimento para a região, para que as mães além de garantir o acesso à educação infantil, também pudessem ter onde deixar seus filhos para poder trabalhar. Nosso grande orgulho e reencontrar, as famílias e as crianças da época hoje adultas e já cursando universidades. Muitas já estão formadas em cursos superiores.

Grande parte das conquistas e projetos realizados em toda a região tem a presença do Buiu, tais como a construção do Céu Heliópolis, do condomínio residencial Redondinho feito pelo arquiteto Ruy Otake, da escola Abrão Huck, EMEI Isolina, da canalização dos córregos Independência e Sacomã, uma luta de 40 anos, além da regularização da urbanização de Heliópolis. A lista de conquistas se completa com a ampliação do número de vagas de creches na região, uma luta árdua, mas que se tornou possível e, hoje, quase zerou o número de crianças fora de creche em nossa região. A mais recente conquista foi a nova UBS Sacomã e logo mais a nova UPA 24h, além de todo recapeamento da principal avenida, a Estrada das Lágrimas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.