Ditadura do palavreado

banco

Por Gilberto da Silva

Senta um pouco ai nesse banquinho de madeira que lá vem um texto. Textão, texto, textinho, testículo, pouco importa. Importa o conteúdo! Prefiro a veracidade das vozes ouvidas seja dentro ou fora do lugar da fala. Empatia e respeito é pra todos. Que Ubuntu é esse onde uns podem falar mais do que outros? Que ubuntu é esse que uns “merecem” ser mais ouvidos do que outros. Se é preguiça em outrem ler o que você escreve, relegue, mas não negue que algo pode estar errado. Mas além da fala precisamos, em alguns momentos, da escuta, do ouvir, do ler, do COMpreender.

Importa a verdade escrita, lida, ouvida e repassada, ou melhor contemporaneamente falando, compartilhada. Que neurose é essa de “lá vem textão…”???! Delírios de uma sociedade de excesso de informação? Que esquizofrenia, que incapacidade de ter paciência, de ter leniência, de ter saco…  Essa tendência de não ter mais o aporte do real é lastimável. Vivemos numa superfície, baumaniana (Zygmunt Bauman), líquida, imperfeita, surreal. Vivemos numa sociedade bancária onde a cobrança é mais importante do que a poupança.

Para além de semânticas, semiótica. Filosofias, sociologias, psicologias e economias não funcionam sem dialogia. No mais é ditadura. Ditadura do palavreado…

Não é uma questão de mi-mi-mi ou de nhem nhem nhem. A vida não se resume em 140 caracteres, ou no limite da sua linha do tempo virtual.

E assim, “malandramente”, vamos seguindo entre ironias: libidinosas ou não, entre gozos e impotências, entre narcisos e neuroses.

No banco de jardim
No banco de jardim,
o tempo se desfaz
e resta entre ruídos
a corola de paz.

No banco de jardim,
a sombra se adelgaça
e entre besouro e concha
de segredo, o anjo passa.

No banco de jardim,
o cosmo se resume
em serena parábola,
impressentido lume.

(Carlos Drummond de Andrade)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s