O que tem sido feito e organizado para a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil?

Faltam quase 5 anos para o Bicentenário da Independência e não vemos nenhuma movimentação com vistas a este evento importante. Nada temos visto de articulação e preparativos para este data.
Fechado ao público desde agosto de 2013, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, só deverá abrir as portas em 2022 (se abrir…).
E as obras da Avenida D. Pedro I ? E as obras no entorno? O que tem sido feito para receber os milhares de turistas?

Em abril deste ano O MINc (Ministério da Cultura) noticiou o seguinte:

Começa organização do Bicentenário da Independência do Brasil
 Em 2022, o Brasil comemorará 200 anos da Independência. Com o objetivo de coordenar as atividades, eventos e projetos relacionados a essa data, foi criada a Comissão Interministerial Brasil 200 anos, que teve sua primeira reunião nesta terça-feira (4), em Brasília. Coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), o grupo já assumiu, como tarefa primordial, a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Também fazem parte da comissão representantes da Casa Civil e dos Ministérios da Defesa, de Relações Exteriores e da Educação.

Alberto Aggio, assessor especial do ministro da Cultura, Roberto Freire, explicou que o caminho para a organização das festividades segue quatro pontos fundamentais. Além do apoio do MinC para o Museu do Ipiranga, os outros aspectos primordiais são: reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente; promoção de concursos para projetos específicos de celebração para o bicentenário e, por último, envolvimento da sociedade nas comemorações, com participação de sindicatos, associações e entidades científicas, entre outros.

O reexame da trajetória histórica busca fazer com que a sociedade repense como o País foi construído, que instituições foram criadas e sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. De acordo com Aggio, o intuito é que as pessoas também reflitam sobre concepções pré-estabelecidas a respeito dessa data histórica.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

 

E a Prefeitura de São Paulo, o que tem feito?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.