Em-busca

Em junho de 1941 uma nova era do rádio brasileiro começou quando o locutor da Nacional anunciou:

“- Senhoras e senhoritas, o famoso creme dental Colgate apresenta o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins : Em Busca da Felicidade.”

A radionovela, de origem cubana foi a maior parcela de audiência nos horários matutino e vespertino. Segundo Renato Ortiz[1], “a radionovela surge no Brasil como um produto importado produzido pela Standard Propaganda, agência de publicidade que administrava a conta da Colgate – Palmolive no Brasil e pretendia explorar uma fórmula já testada com sucesso nos Estados Unidos e em países latinos, oferecendo programas voltados às donas de casa e seguindo um padrão preestabelecido:

  1. a) temática é folhetinesca e melodramática;
  2. b) o público visado é composto por donas de casa.”

Em Busca da Felicidade tinha todos os elementos de um grande drama: casos de adultério, mãe solteira, tentativa de suicídio, amores não correspondidos, etc. A ficção deu lugar a realidade e a diversos fatos curiosos. Um dos personagens era um médico, o Dr. Mendonça, que recebia dos ouvintes pedidos de receitas e diagnósticos. Outro caso foi o da personagem grávida e desprotegida Carlota, que comoveu os ouvintes ao ponto destes chegaram a enviar enxovais de bebê, alimentos e dinheiro. Um fã doou uma herança ao galã de voz aveludada e um grupo de senhoras mandou rezar uma missa pela morte de uma personagem.

Carlota Morais

O horário escolhido para transmissão da primeira radionovela do Brasil foi o matinal, que era de baixa audiência. Por isso, o patrocinador criou uma estratégia para aferir a receptividade, oferecendo um brinde para quem enviasse um rótulo do creme dental Colgate. No primeiro mês chegaram 48 mil pedidos, comprovando a eficácia do novo programa. Depois disso, as radionovelas disseminaram-se pelas programações de todo o Brasil.

A primeira e autêntica história seriada radiofônica, durou dois anos e marcou época, abrindo os espaços hoje preenchidos pelas novelas televisadas.

[1] Ortiz , Renato . Telenovela : história e produção . São Paulo .Ed.Brasiliense . 1989.

Ouça a abertura da radionovela “Em Busca da Felicidade”

2 respostas para “Em busca da felicidade”.

  1. Olá Gilberto, tudo bem?

    Meu nome é Erika e estou trabalhando para a webserie “Tempo de Rádio”.
    O projeto “Tempo de Rádio” será uma série de vídeos para a internet (“websérie”), com o objetivo de contar a história da criação, do desenvolvimento e das contribuições culturais do rádio no Brasil e em Minas Gerais, destacando a importância desse meio de comunicação na formação da identidade mineira e nacional.

    O formato audiovisual e sua distribuição gratuita via internet permitirão que o projeto “Tempo de Rádio” amplie a durabilidade e o alcance de suas contribuições culturais em comparação ao original, beneficiando- se de uma linguagem com enorme adesão hoje em dia (vídeos curtos para internet). A websérie terá  7 episódios de 15 a 20 minutos cada.

    A pesquisadora selecionou essas 2 imagens do texto acima.

      Sabe me dizer qual é a fonte, por favor, e se tem algum processo de licenciamento?
    A webserie entra no ar dia 6/12/2025.  

    Obrigada

    Curtir

    1. Avatar de Gilberto da Silva
      Gilberto da Silva

      Faz muito tempo que produzi esse texto, não sei te dizer, no momento, se conseguir eu te retorno.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Gilberto da Silva

Faça sua doação ao projeto Vitrine do Giba doe qualquer valor a partir do mínimo de R$10,00

R$ 1,00