Dia internacional do Yoga

Em 2011, Ban Ki-moon visitou centro de yoga na Indonésia. Foto: ONU/Mark Garten

Em 2011, Ban Ki-moon visitou centro de yoga na Indonésia. Foto: ONU/Mark Garten

No ano passado, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução apresentada pelo governo da Índia, que declara 21 de junho “Dia Internacional do Yoga”. A iniciativa foi apresentada à ONU pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo a Assembleia Geral, mais de 170 países apoiaram a resolução, demonstrando “como os benefícios do yoga interessam a pessoas de todo o mundo.” A ONU afirma que a prática do yoga coloca em harmonia “pensamento e ação.”

O Yoga é uma prática milenar indiana, uma tradição com mais de 5 mil anos de história. É composta por aspectos filosóficos e espirituais, práticas corporais, como exercícios físicos e de respiração, além de técnicas de meditação e relaxamento. São várias as formas como é praticado ao redor do mundo, como o Hatha Yoga, focado no alongamento e exercícios para a saúde do corpo, Kundalini Yoga, com aspectos espirituais e energéticos, e Bhakti Yoga, o Yoga devocional. No Brasil, é popular por seus benefícios para a saúde, como a melhora na postura, redução do stress e da ansiedade, melhorias no alongamento e tônus muscular.  

 

DIA INTERNACIONAL DO YOGA CONGREGA PRATICANTES, AUTORIDADES E ADMIRADORES DA PRÁTICA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL

PALESTRAS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E AULAS MARCAM A DATA APROVADA PELA ONU E GOVERNO DA ÍNDIA

 

A Organização das Nações Unidas estabeleceu 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga. Em 2015, pela primeira vez, o evento será comemorado em escala global. No Brasil, o principal evento acontece no Sesc Vila Mariana, às 10h30. A programação inclui uma prática coletiva, palestras e apresentação de um documentário. O encontro conta com participantes ilustres, como o Embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, os atores Márcio Garcia e Alessandra Maestrini.

A data foi criada a pedido do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Em seu discurso na ONU em 2014, ele afirmou que a prática é um presente inestimável da tradição ancestral indiana ao mundo. “Ela personifica a unidade entre mente e corpo; pensamento e ação; limitação e realização; harmonia entre o homem e a natureza; uma abordagem holística à saúde e bem-estar. Não se trata de exercício, e sim da descoberta do senso de unidade conosco, com o mundo e a natureza”, afirmou o primeiro-ministro.

Poucas semanas depois, a Assembleia Geral aprovou uma resolução estabelecendo a data, com o apoio de 175 países. O dia escolhido é Solstício de Verão no hemisfério norte, dia mais longo do ano. Agora, os eventos comemorativos se espalham por todo o mundo, reunindo os praticantes e estudiosos da disciplina, assim como autoridades relacionadas à prática do Yoga e representantes do governo indiano.

No Brasil, o evento formal acontece em São Paulo, com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, o Cônsul Geral A. H. da Índia em MG, Élson de Barros Gomes Jr., e do Cônsul Geral da Índia em São Paulo, Abhilasha Joshi. A programação do evento inclui uma apresentação de dança com artistas do Centro Cultural da Índia, uma palestra com Oscar Pujol, demonstrações da prática do Yoga e o lançamento de um selo comemorativo, com a participação do presidente dos Correios. Artistas brasileiros também participam da apresentação, como a atriz Alessandra Maestrini, que vai entoar um mantra tradicional, o ator Márcio Garcia e sua esposa Andrea Santa Rosa, que vão falar sobre sua experiência em práticas de vida saudável e como o Yoga pode contribuir para o bem estar.

Já a celebração aberta ao público acontece no Parque Ibirapuera, em São Paulo, no portão 8. Começando às 16h, a instrutora Kamlesh Barwal vai conduzir uma prática guiada de exercícios respiratórios, meditação e apresentações de música devocional.

Os eventos são promovidos pela Embaixada da Índia no Brasil, Consulado Geral da Índia em São Paulo, Sesc e do Indian Council for Cultural Relations – ICCR, com o apoio do Consulado Geral A. H. da Índia em Minas Gerais e da Câmara de Comércio Índia-Brasil.

 

SERVIÇOS:

Dia Internacional do Yoga

Data: 21 de junho

Local: Sesc Vila Mariana: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s