Os 3R’s

lixorecicla
1° Reduzir – Reduza o consumo desnecessário
Esta prática significa consumir somente o necessário, dando preferência aos que tenham maior durabilidade, evitando a geração de mais resíduos de embalagens e ajudando na economia de água e energia para a fabricação de mais produtos. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Antes de comprar uma nova peça de roupa veja se realmente está precisando. Aproveite os alimentos de forma integral. Imprima somente o que é realmente necessário e utilize os dois lados do papel, prefira envelopes vai e volta. Pratique o consuma consciente!!!
2° Reutilizar – Utilize ao máximo antes de descartá-lo
Reutilizando e ampliando o uso dos produtos você também contribui para que a vida dos aterros sanitário seja mais longa. Pratique o artesanato, faça bijuterias e presentes personalizados reutilizando esses materiais. Monte blocos de rascunho. Faça doações de roupas e objetos para instituições de caridade.
3º Reciclar – Reciclagem de materiais
Praticando os dois primeiros R´s se contribui e MUITO com a reciclagem. Assim você evita a extração de matérias prima da natureza. Por exemplo, a reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia necessária para extraí-lo do solo. O processo de reciclagem também gera trabalho e renda para milhares de pessoas direta e indiretamente.
Agora que você já sabe quem são os 3R´s, conheça os 2R’s!!!
4° Recusar – Recuse produtos que prejudicam o meio ambiente
Estamos habituados a fazer certas coisas que nem nos damos conta de que elas podem ser feitas de outras maneiras. Recuse as sacolas de plástico distribuídas nos estabelecimentos. Seja sincero: O que você faz com aquele mini saco plástico, quando você compra comprimidos na farmácia? Tenha sempre uma sacola para transportar suas compras. Nas próximas compras e principalmente as de fim de ano, não aceite sacolas de todas as lojas, eleja uma e coloque todas as suas compras nela.
5º Repensar – Repense em seus hábitos de consumo
Acreditamos que a solução seja simples: Pare, pense, olhe ao seu redor, questione aquilo que parece pequeno e inofensivo e decida de que forma você pode contribuir para a real construção de um sistema mais responsável e sustentável para vivermos.
3rs

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s