SEMEAR E CULTIVAR A RAiZ

12301661_538203159661893_2963724975785663125_n

Em pleno Fórum Social Temático, no verão de Porto Alegre, enraizados de todo o país estarão fundando um partido movimento, a RAiZ – Movimento Cidadanista.

VENHA SEMEAR E CULTIVAR A RAiZ!

Somos os que mais pagam impostos, mas eles não retornam da forma que merecemos. Falta fiscalização, falta qualidade, falta respeito. Mudam os rostos, os gestos, partidos ou siglas, mas ainda assim seguem sendo os mesmos a mandar e a tirar do povo.

Queremos a participação das pessoas na tomada de decisão, o empoderamento das cidadãs e cidadãos para uma nova forma de fazer política. Queremos mudar a lógica do Sistema, pois em uma democracia real “o povo manda e o governo obedece”. Ou assumimos este objetivo com coragem, clareza e determinação ou jamais mudaremos.

Por isso, convidamos aqueles empenhados na busca de um “outro mundo possível” que se unam no esforço pela construção de um Brasil a serviço de seu povo. O Brasil que queremos, podemos e faremos. Para isso, fincamos nossas raízes em conceitos que vão de encontro a necessidades atuais: UBUNTU – TEKO PORÃ – ECOSSOCIALISMO.

UBUNTU: “Eu sou porque nós somos”. A filosofia que vem da África e representa o rompimento com o individualismo, buscando diálogo, inclusão, compreensão, compaixão e solidariedade. Importa a dignidade de todos.

TEKO PORÃ: “Somos parte da natureza”. Visão que vem dos povos da América e significa viver em aprendizado e harmonia com a natureza, em equilíbrio com o Planeta. Importa o SER e não o TER.

ECOSSOCIALISMO: “Precisamos de uma revolução ecológica”. Pensamento que vem de ideias encontradas na Europa e aponta para a redução na concentração, na ostentação e no supérfluo. Importa crescer apenas onde é necessário.

Assim, fazemos um convite a todos os Coletivos, Movimentos e Atores Sociais sinceramente empenhados na busca de “um outro mundo possível”.

Queremos um partido de novo tipo, um PARTIDO-MOVIMENTO. Um partido que construa pontes para o diálogo entre os cidadãos e entre os movimentos sociais, mas sem cooptá-los. Um movimento social e um partido político, ao mesmo tempo. Um partido que se construa nas ruas e também nas redes que integram os “debaixo”, os legítimos donos do poder.

Nossa esperança: Reencantar o mundo desencantado. Tornar novamente a política algo apaixonante. Por isso buscamos força em nossas raízes mais profundas, resgatando nossa ancestralidade africana, ameríndia e européia.

Nosso objetivo: uma Cidadania Plena que coloque o poder a serviço de seu povo. Ao mesmo tempo, ativa, participativa e colaborativa. Uma cidadania que dispensa tutores e senhores.

Lutaremos para transformar a realidade social desumana, degenerada, nociva, desigual. E que façamos juntos, entrelaçando raízes, articulando grupos e pessoas, movimentos e organizações. Nossa essência, nossos sonhos e nossa luta transformarão essa nossa semente, que já é RAIZ, numa árvore forte, cheia de frutos e inspiradora para a tão sonhada transformação do nosso país.

RAiZ MOVIMENTO CIDADANISTA, por belas flores e bons frutos para um Brasil que vai brotar como nunca se viu.

Fonte: do facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s