Natal Iluminado na Catedral da Sé

Culto ecumênico e concerto celebram tolerância religiosa e inclusão social no Natal paulistano

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realiza, nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 18 horas, na Catedral da Sé, mais uma edição do Natal Iluminado. A entrada é gratuita. Haverá celebração ecumênica realizada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, com a participação de representantes das distintas religiões presentes na cidade. Às 19h, inicia-se concerto natalino com a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, sob a regência do maestro Edilson Ventureli.

Para Gui Afif, um dos idealizadores do Natal Iluminado, o projeto contribui para a integração das pessoas. “Ao realizarmos celebração ecumênica que contempla todas as religiões, reforçamos os sentimentos de união e solidariedade. Em uma cidade pluralista, cosmopolita e multicultural como São Paulo, é importante disseminar tais conceitos. Neste momento em que vários casos de intolerância religiosa ocorrem no cenário internacional, o projeto propicia oportuna reflexão e promove a paz e o respeito entre todas as etnias e credos”. O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, complementa: “Essa é uma época em que precisamos nos unir e pensar como podemos fazer com que 2016 seja melhor do que 2015. Um evento como esse, que celebra a paz e a pluralidade, é ideal para que possamos fazer tais reflexões”.

O regente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Edilson Ventureli, observa o bom exemplo de inclusão social e o compartilhamento de experiências. “O grupo, composto por residentes de Heliópolis e músicos de Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, é o mais avançado do Instituto Baccarelli. O Coral da Gente é a porta de entrada para crianças e adolescentes da comunidade, de quatro a 14 anos. Trabalhamos com nossos alunos os valores e conceitos para a vida em sociedade, através do aprendizado da música, de maneira prazerosa”.

Gui Afif também ressalta a qualidade do grupo: “A orquestra vem crescendo musicalmente a cada ano e já é referência na música erudita, atraindo a atenção de grandes músicos e maestros do mundo inteiro”.

Auto de Natal na Paróquia São Luís Gonzaga

A programação do Natal Iluminado terá sequência, de 14 a 22 de dezembro, na Paróquia São Luís Gonzaga, à Avenida Paulista, 2.378. Trata-se de auto de Natal intitulado “O mistério e o menino”, com projeção de imagens na arquitetura da Igreja e apresentações ao vivo, com trilha sonora original. Gui Afif informa que a entrada também é gratuita, havendo várias alternativas de dias e horários para que as pessoas possam assistir ao espetáculo.

O projeto, incluindo as programações da Catedral da Sé e da Paróquia São Luís Gonzaga, é uma iniciativa privada, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Guaimbé Bureau de Cultura. Conta com os patrocínios do Bradesco, da Cielo e do Grupo Tricury, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Programação em dezembro do auto de Natal “O mistério e o menino”:

Dia 14: às 20h e às 21h

Dia 15: 21h30

Dia 16: às 20h  e às 21h

Dia 17: 21h30

Dia 18: às 20h e às 21h

Dia 19 (sábado): às 19h, às 20h e às 21h

Dia 20 (domingo): 21h

Dia 21: às 20h e às 21h

Dia 22: às 20h e  às 21h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s