Dia Nacional do Diabetes.

diabetes

Hoje (27) é o Dia Nacional do Diabetes. Caracterizada pela incapacidade do organismo de metabolizar o açúcar, a doença acomete 6,2% da população adulta. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros.

O diabetes é causado por fatores genéticos e ambientais, principalmente a obesidade e o sedentarismo. “Ter um parente de primeiro grau com a doença aumenta em 30% as chances da incidência”, explica a médica. A doença, no entanto, pode ser assintomática e dar os primeiros sinais apenas quando ocorre uma crise de hipoglicemia. Por isso, a importância de manter os exames de rotina em dia, além de informar ao médico o histórico familiar.

Como já é amplamente sabido, o paciente diabético deve banir o açúcar da sua dieta. Quando houver necessidade de adoçar alguma comida ou bebida, ele deve fazer uso de adoçante, seja aspartame, sucralose ou estévia. É proibido o consumo de açúcar demerara, mascavo e light, mel e misturas de açúcar com adoçante.

Já os carboidratos, por se transformarem em açúcar depois de metabolizados, devem ser ingeridos em quantidades controladas, preferencialmente em sua forma integral, e um de cada vez. “Não é aconselhável comer massa e torrada, ou pão e arroz, em uma mesma refeição”, esclarece a especialista.

Além dos exames periódicos, uma alimentação saudável e equilibrada, em conjunto com a atividade física e a medicação, faz parte do tratamento das pessoas com diabetes.
Sintomas Prevenção
Sede intensa
Perda de visão
Perda de peso
Urinar em excesso
Cansaço ? Manter o peso normal
Alimentar-se de forma saudável
Fazer atividade física com regularidade
Evitar o uso de bebida alcoólica
Consultar-se com um médico uma vez ao ano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s