Almirante Delamare

Em Junho de 1822, período da independência, o Chefe divisão Rodrigo Antonio Delamare comandava uma flotilha. Nessa época, chefiava as forças portuguesas na Bahia o general Inácio Luís Madeira de Melo (1775-1833), que acabara de receber reforços consideráveis para enfrentar os separatistas. Dom Pedro, para enfrentá-las, envia uma frota leve, uma frota de barcos leves da marinha de guerra brasileira, sob o comando do Chefe-de-Divisão Rodrigo Antônio Delamare, foi mandada bloquear a Bahia.

O futuro Almirante Partiu do Rio de Janeiro transportando tropas do general francês Pierre Labatut, a serviço do Império, com a missão de bloquear Salvador e dar fim à inquietude causada pelo jornal Constitucional, de Francisco Jê Acaiaba de Montezuma (1794-1870), futuro visconde de Jequitinhonha, que denunciara a intenção dos portugueses em atacar os brasileiros.

O Almirante Delamare exerceu posteriormente atividades no Supremo Tribunal Militar. Foi-Nomeado Vogal em 3 de janeiro de 1828, tendo sido dispensado em 19 de dezembro de 1833. Delamare falece em 04 de maio de 1840 e foi sepultado nas catacumbas da Igreja de São Francisco de Paula que localiza-se hoje no largo de São Francisco de Paula, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

Curta, compartilhe e inscreva-se no Vitrine do Giba iremos falar mais sobre os personagens da independência do Brasil e que hoje muitos são denominações de ruas no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.