Em Junho de 1822, período da independência, o Chefe divisão Rodrigo Antonio Delamare comandava uma flotilha. Nessa época, chefiava as forças portuguesas na Bahia o general Inácio Luís Madeira de Melo (1775-1833), que acabara de receber reforços consideráveis para enfrentar os separatistas. Dom Pedro, para enfrentá-las, envia uma frota leve, uma frota de barcos leves da marinha de guerra brasileira, sob o comando do Chefe-de-Divisão Rodrigo Antônio Delamare, foi mandada bloquear a Bahia.
O futuro Almirante Partiu do Rio de Janeiro transportando tropas do general francês Pierre Labatut, a serviço do Império, com a missão de bloquear Salvador e dar fim à inquietude causada pelo jornal Constitucional, de Francisco Jê Acaiaba de Montezuma (1794-1870), futuro visconde de Jequitinhonha, que denunciara a intenção dos portugueses em atacar os brasileiros.
O Almirante Delamare exerceu posteriormente atividades no Supremo Tribunal Militar. Foi-Nomeado Vogal em 3 de janeiro de 1828, tendo sido dispensado em 19 de dezembro de 1833. Delamare falece em 04 de maio de 1840 e foi sepultado nas catacumbas da Igreja de São Francisco de Paula que localiza-se hoje no largo de São Francisco de Paula, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Curta, compartilhe e inscreva-se no Vitrine do Giba iremos falar mais sobre os personagens da independência do Brasil e que hoje muitos são denominações de ruas no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo.