Erundina poderá ser candidata a prefeita em articulação que reúne PSOL, RAIZ e PartidA

Foto: Gilberto da Silva

Luiza Erundina, um mndato a serviço de São Paulo e do Brasil. Foto: Gilberto da Silva

O amplo espaço numa universidade particular na cidade de São Paulo acolheu cerca de 400 simpatizantes e militantes do PSOL, da RAIZ e da PartidA em torno do mandato da deputada Luiza Erundina. A ex-prefeita da cidade que acabou de sair do PSB, onde estava desde 1997,  e agora está “transitóriamente” filiada ao PSOL, embora comprometida com a construção da Raiz – Movimento Cidadanista esbanjou jovialidade no auge dos seus 81 anos.

Na mesa, uma miríade de esquerda. Rosalina Santa Cruz, filiado ao PT e ex-secretária da Assistência Social de Erundina na prefeitura de São Paulo é um bastião da luta contra a ditadura militar. Ela foi tortura e seu irmão desaparecido até hoje (ver video). Ao lado. Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares, socióloga com especialização no campo da Ciência Política e do Direito e em temas da História Política brasileira e da Educação. Filiada ao PT desde a sua fundação e atuante na luta pelos direito humanos.  Entre Maria Victória e Erundina,  Fabio Konder Comparato,  jurista, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1959) e doutorado em Direito – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1963); professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e com especialização em Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Direito Político. Aos 79 anos, Comparato é um jurista do tipo que temos de menos no cenário atual da Justiça brasileira. Queremos muitos Comparatos!

IMG_3261

Os militantes da Raiz e do PSOL acertaram que os socialistas ofereceriam a legenda aos membros da Raiz enquanto o novo partido não for criado. Célio Turino também se filiou ao PSOL. Foto Gilberto da Silva

Ao lado de Erundina, Célio Turino que já foi PC do B na juventude, depois articulou a fundação da Rede Sustentabilidade de onde saiu após Marina apoiar Aécio Neves. Atualmente, Célio organiza a Raiz – Movimento Cidadanista inspirado nos movimentos Podemos, da Espanha, e no Syriza, da Grécia. A Raiz se propõe a construir uma sociedade ecossocialista, sem abrir mão de críticas ao modelo capitalista depredatório e consumista. Um movimento que entrelaça três matrizes fundamentais do povo brasileiro: o ubuntu, o teko porã e o ecossocialismo.

IMG_3266Também presente Joselício Junior, o Juninho, jornalista, com 29 anos de idade e militante do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro. Juninho milita em Embu das Artes, na Grande São Paulo, e já representou o PSOL como candidato a vereador em 2012 e a deputado estadual em 2014. É pré-candidato à prefeitura de Embu para a próxima eleição.  Também pelo PSOL, Ivan Valente que na década de 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, sendo membro da sua Direção Nacional por 17 anos. Ivan foi deputado estadual pelo PT por dois mandatos (1987/90 e 1991/94), quando foi considerado pelo movimento “Voto Consciente” um dos deputados mais ativos da Assembléia Legislativa de SP.

Ivan Valente aproveitou e lançou o desafio de que Luiza Erundina seja candidata a prefeita da cidade de São Paulo. Todos ovacionaram e pediram: Erundina prefeita!  Arretada como sempre, Luiza não fugirá da luta! Ao final da plenária ficou decidido que esses movimentos irão preparar uma plenária popular de discussão da candidatura de Erundina, quando provavelmente ela será anunciada oficialmente como candidata.

E eis que da plateia surge Eduardo Matarazzo Suplicy que até a véspera era o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do governo Haddad e que veio dar seu apoio e prestigiar a nobre colega deputada de tantas lutas e jornadas.

IMG_3269

Representante da PartidA fala das afinidades entre os presentes e a luta das mulheres. Foto Gilberto da Silva

IMG_3263

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s