Passadas mais de cinco décadas do Golpe Civil-Militar de 1964, o Centro de Documentação e Memória da Unesp – Cedem promove o debate “Já se passaram 52 anos – o Golpe Civil Militar de 1964 e Resistência Democrática: um relato por suas vozes”, com o objetivo de resgatar uma face pouco conhecida da história da resistência democrática e, em particular, valorizar uma memória militante, por meio de algumas de suas vozes, todas contemporaneamente comprometidas com a construção de um projeto de nação.
O debate se centrará na resistência democrática pelo país que teve início nos dias subsequentes ao golpe e que se fortaleceu gradualmente nos anos seguintes. Resistência operacionalizada na luta política e também por iniciativas armadas, consumada após duas décadas com a anistia e o reestabelecimento do Estado Democrático e de Direito. Assim, temos mais uma vez no Cedem, uma reflexão sobre o golpe civil-militar de 1964 e também da democracia no Brasil. Um tempo para não esquecer.
Expositores
Francisco Paz – capitão da Política Militar, advogado, contador e filósofo. Professor na PUC-SP, no Curso de Pós Graduação “Políticas Públicas de Segurança”. Foi militar cassado durante o período da ditadura civil-militar brasileira.
José Luiz Del Roio – escritor, ativista político, vice-presidente do Instituto Astrojildo Pereira- IAP e ex-senador da Republica Italiana.
Ivan Alves Filho – historiador e autor de 14 livros. Coordena atualmente o projeto Brasileiros e Militantes, na Fundação Astrojildo Pereira. Foi exilado durante o período da ditadura civil-militar brasileira.
Mediação
Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha – professor doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília e pesquisador do Cedem/Unesp. Cunha é estudioso da questão agrária brasileira, de movimentos sociais e de militares no Brasil.
Inscrições gratuitas:
http://www.cedem.unesp.br/#!/form/ ou eventos@cedem.unesp.br (enviar nome completo e instituição)