No Dia da África, cantoras brasileiras homenageiam o Centenário do Samba, em show inédito na cidade

diadaafrica

Daúde, Paula Lima e Luciana Mello estão entre as atrações confirmadas para a apresentação gratuita que acontece neste mês de Maio

No Dia 25 de Maio, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SMPIR irá promover um show inédito e gratuito em São Paulo para comemorar o Dia da África e homenagear o Centenário do Samba, que é celebrado este ano. O evento conta com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Daúde, Paula Lima, Luciana Mello, Anelis Assumpção, Tereza Gama, Adriana Moreira e Cellia Nascimento se reunirão para uma apresentação única e interpretarão grandes sucessos do samba. O show trará um repertório repleto de canções que foram imortalizadas em vozes de ícones musicais nacionais, como Cartola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, entre outros.

Se por muitos anos o ritmo, que é fruto de raízes africanas, existiu na marginalidade, a evolução do estilo transformou o gênero em um verdadeiro patrimônio histórico brasileiro. Hoje, no ano do seu centenário, além de reconhecido mundialmente ele é considerado uma das principais manifestações populares no país. A SMPIR decidiu prestar essa homenagem no Dia da África, com o intuito de também festejar a história do continente africano e valorizar suas contribuições sociais e culturais à sociedade brasileira.

“Queremos fazer um evento memorável e prestar uma homenagem simultânea à África e nossos ancestrais, às mulheres negras e ao samba, que é um dos símbolos da nossa cultura e resistência”, ressalta o Secretário da SMPIR, Mauricio Pestana.

Sobre o Dia da África
O “Dia da África” foi instituído pelas Nações Unidas em 25 de maio de 1972, em reconhecimento da importância da reunião ocorrida dez anos antes, em Adis Abeba, na Etiópia, com a presença de Chefes de Estado africanos que uniram suas forças contra a dominação européia e fundaram a Organização da União Africana (denominada hoje como União Africana -UA) com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do povo africano.

Sobre o Centenário do Samba
Em 2016, o samba completa 100 anos de existência no Brasil, desde que a primeira música foi gravada em 27 de novembro de 1916: a canção “Pelo Telefone” composta por Donga e Mauro Almeida.

Serviço:
Show No Dia da África: Elas cantam o samba – Uma homenagem ao Centenário do Samba
25/05/2016 – Quarta-Feira – 19h30
Theatro São Pedro
Rua Dr. Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos – SP

Entrada Gratuita
Importante: Ingressos limitados. Retirada nas Bilheterias do Theatro a partir do dia 24/05 (10h às 20h) e no dia 25/05 (10h às 20h). Máximo de dois ingressos por pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s