Você sabe…
O que é Anemia Ferropriva?
A anemia ferropriva é uma das carências nutricionais mais prevalentes no mundo. Nos países em desenvolvimento, sabe-se que afeta em torno de 43% dos pré-escolares e, no estado de São Paulo, estudo recente mostrou que afeta em torno de 61%.
Quais os principais sintomas?
Frequentemente, os primeiros sinais e sintomas da anemia ferropriva são: palidez, fadiga, apatia, falta de apetite, intolerância à atividade física.
Quais as principais complicações?
Menor resistência às infecções; aumento da mortalidade infantil; retardo do crescimento infantil; efeitos psicológicos e comportamentais; dificuldade de concentração, irritabilidade, prejuízo do desenvolvimento motor, da coordenação e do desenvolvimento da linguagem, fatores que prejudicam a habilidade intelectual, a aprendizagem e a performance escolar; etc.
Como é feito o diagnóstico?
Análise química da hemoglobina.
Qual é a prevenção e o tratamento?
Ingerir alimentos ricos em ferro e vitamina C, evitar alimentos ricos em cálcio nas grandes refeições e, em casos mais graves, ingestão de suplemento de ferro.
Como deve ser a alimentação?
Rica em alimentos fontes de ferro, o qual pode ter origem vegetal e animal, sendo este último melhor aproveitado pelo organismo.
Que alimentos são boas fontes de ferro?
São boas fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. O ovo e o leite não são fontes importantes de Ferro, exceto o leite enriquecido com este mineral
Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuro (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. O açaí é uma fruta muito rica em ferro. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, leite, biscoitos, pães, massas, entre outros.






Deixe um comentário