Nota da RAiZ- Movimento Cidadanista contra o projeto de reorganização escolar elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo

Tornamos pública nossa indignação e nosso repúdio à medida do Governo do Estado de São Paulo que surpreendeu pais, alunos, professores e funcionários ao anunciar o plano intitulado de “reorganização escolar”, fruto de um processo antidemocrático no qual nenhum daqueles que serão mais afetados por tal política foram consultados.
A medida causa grande descontentamento, uma vez que, se aplicada, resultará em graves prejuízos para a educação paulista já tão precarizada.


A reorganização escolar, segundo nota da Secretaria de Educação-SP, visa “ampliar o número de escolas com um único ciclo, o que favorece a gestão das unidades e possibilita a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos”. No entanto, na prática o objetivo central da medida é o corte de verbas, já que centenas de escolas serão fechadas e haverá o remanejamento de mais de um milhão de alunos, concentrando a demanda em determinadas unidades e ocasionando o fechamento de outras.


A medida prejudicará diversos constituintes das escolas estaduais: professores temporários serão demitidos, já que haverá menos aulas para atribuir, trabalhadores terceirizados por comporem uma categoria mais frágil também serão descartados, a superlotação das salas de aula continuará e aumentará, as distâncias percorridas até a escola aumentarão significativamente, corre-se o risco de diminuição na oferta para o ensino noturno e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou da precarização dos mesmos.


As manifestações que têm ocorrido contra o projeto já estão sendo alvo de repressão policial. A PM-SP tem feito uso do spray de pimenta e do cassetete para parar manifestantes e jornalistas. Mais uma demonstração da gestão antidemocrática e repressora que tem sido a do PSDB no estado.
Portanto, nos posicionamos terminantemente contra mais uma medida pública de sucateamento da educação capitaneada por Geraldo Alckmin e pela gestão do PSDB.


Colocamo-nos à disposição para somar esforços nessa luta juntamente com a comunidade que também se indigna e movimenta contrariamente a mais esta medida arbitrária do Governo Alckimin, obtendo como resposta apenas as prisões, agressões e spray de pimenta da Polícia Militar paulista.

RAiZ – Movimento Cidadanista

Foto de RAiZ - Movimento Cidadanista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.