Alimentação Saudável

 

                                                   

Por que precisamos de uma alimentação saudável?

Porque nosso organismo depende da alimentação para obter os nutrientes necessários à sua manutenção.

 

O que devemos fazer para ter uma alimentação saudável?

Para ter uma alimentação balanceada, precisamos ingerir todos os grupos de alimentos. Estes grupos, estão dispostos em uma roda ou pirâmide de alimentos.

 

A roda de alimentos possui 4 grupos de alimentos, que são eles:

 

  • Construtores: São as proteínas, que têm a função de construir e manter nossos tecidos e órgãos. Encontramos: nas carnes (boi, peixe, aves), ovos, leite e derivados (queijo, iogurtes, creme de leite), grãos (ervilha, feijão, lentilha, grão-de-bico). Também devem ser consumidos todos os dias em todas as refeições, mas evitando os alimentos gordurosos, dando preferência aos magros, desnatados, sem pele ou gordura aparente.

 

  • Energéticos: São os carboidratos, fornecem energia para o funcionamento do nosso organismo, mesmo quando estamos dormindo. Encontramos nos: pães, massas, bolos, biscoitos, mel, açúcar, batata, farinha, farofa, cereais, arroz, etc. Devemos consumir um alimento desse grupo em cada refeição, todos os dias, mas seu excesso pode levar ao aumento do triglicérides, que estão relacionados com a formação de placa de gordura nas artérias.
    • Gorduras: Também servem para fornecer energia, mas é o nutriente que mais fornece caloria, portanto, é o que mais “engorda”. Existem dois tipos de gorduras: animal e a vegetal. Devemos restringir o uso das gorduras de origem animal (gema de ovo, pele de aves, gordura aparente das carnes, gordura do leite integral, queijos amarelos, banha, toucinho, creme de leite, manteiga e embutidos), porque elas aumentam os níveis de colesterol sanguíneo. Temos que dar preferências às gorduras de origem vegetal (óleo de soja, girassol, milho, canola e principalmente o azeite), que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas mesmo assim, devemos controlar a quantidade consumida. Em relação às frituras, devemos lembrar que, por mais que o alimento esteja “sequinho” após a fritura, ele foi banhado em gordura, portanto, a caloria do alimento foi somada à caloria do óleo em que este foi banhado; e que o aumento da temperatura desse óleo vegetal para a fritura, transforma-o em gordura saturada, que aumenta o “mau colesterol” – LDL.

 

  • Reguladores: São as frutas, verduras e legumes, como o próprio nome já diz, servem para regular o nosso organismo. Fornecem vitaminas e minerais que são responsáveis para contribuir na prevenção de algumas doenças. Além disso fornecem água que auxilia na hidratação do nosso organismo e as fibras. As fibras são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, prevenção de câncer do intestino, auxilia no controle do colesterol e da glicemia e dão saciedade. Consumir de duas a três porções de frutas ao dia e folhas e legumes no almoço e jantar, diariamente.

 

 

 

 

Então, para uma refeição saudável, devemos ingerir um alimento de cada grupo. Independente de estar disposta num prato, num lanche ou na forma de sopa, a refeição deve conter um alimento do grupo dos energéticos, um alimento do grupo dos construtores e pelo menos um alimento do grupo dos reguladores, lembrando que o grupo das gorduras está inserido no preparo das refeições.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s