Nos 40 anos da Unesp, o Grupo de Pesquisa: Ética, Educação e Direitos Humanos, vinculado ao Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, sediado em Bauru, propõe reflexões e debates sobre alguns aspectos fundamentais da universidade pública brasileira no contexto da realidade contemporânea.
O Colóquio 4, sobre Gênero, violência e universidade, ocorre dia 1º de junho.
Matérias jornalísticas, de redes sociais virtuais e textos acadêmicos têm denunciado/demonstrado que preconceitos e violências de gênero em escolas e universidades não têm encontrado resistências capazes de minimizá-los. Utilizando gênero como categoria analítica a proposta do colóquio é discutir a violência de gênero na Universidade, tema que vem sendo divulgado como expressão das graves denúncias de violações de direitos humanos ocorridas nos meios acadêmicos.
Expositora: Profa. Dra. Lílian Henrique de Azevedo
Graduada e doutora em História pela Unesp-Assis. Realiza estudos realacionados à Educação e Mídia, Violência de Gênero e Mída e Sociedade. É membro dos grupos de pesquisas: Cultura & Gênero (Unesp-Marília) e Ética, Educação e Direiros Humanos (Unesp-Bauru). Desenvolve Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília.
Interlocutora: Profa. Dra. Maria de Fátima Salum
Doutora em História Social / FFLCH – USP. É professora aposentado do Departamento de Educação e Colaboradora no Programa de Pós Graduação FCT – UNESP. É também Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE – Presidente Prudente
Mediadores: Daniela do Canto Alves e João Gabriel
Dia: 1º de junho (quarta-feira) Horário: 19h30 às 21h30 Acesso online: tv.unesp.br/direitoshumanos |
Realização: Grupo de Pesquisa: Ética, Educação e Direitos Humanos
Observatório de Educação em Direitos Humanos
Apoio técnico: Fábio Cardoso (TVU/Unesp-Bauru)
Instituição: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e Faculdade de Ciências
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP