Amor e irmandade

438px-Peter_Paul_Rubens_-_Cain_slaying_Abel_1608-1609

Caim matando Abel (por Peter Paul Rubens).

Por Gilberto da Silva

O lema da Liga dos Justos era “todos os homens são irmãos”. A Liga Comunista de Karl Marx foi uma continuação da Liga dos Justos e Marx discordou do lema anterior e declarou que havia categorias inteiras de homens que ele não reconhecia como irmãos (principalmente os burgueses); e eu digo: todos os homens são irmãos, mas uns com mais categorias do que os outros e uns mais Abel e outros mais Caim, outras Avan e demais Enoque. Não adianta ficar discutindo qual é a marca que Deus colocou em Caim (Gênesis 4:15), bola pra frente, sem preconceito ou racismo.

De fato nossas associações – entre humanos – são caracterizadas por uma dualidade ou até caso queiram por uma dialética quase incompreensível. Daí as mil razões para esoterismos, fuga nas religiões ou demais formas que fogem da realidade concreta.

Os impulsos brutais do ser humano não se resolverão nem com a ditadura capitalista já instalada – mas negada pelo conjunto da sociedade- e nem com uma ditadura comunista a ser implantada – as já históricas sabemos como é. Antes disso, questões essenciais deverão ser resolvidas antes de qualquer modo de democracia venha a ser instaurada.

O entusiasmo militante do ser humano é como um gozo com todas as suas variações. Passado o êxtase devemos permanecer na caminhada. Poucos estão aptos a servir a humanidade sem pedir algo em troca. Mas em busca da sociedade baseada no Amor e na Irmandade o que verdadeiramente precisamos é construir a perspectiva de uma nova Utopia. E esse desafio não é nada fácil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s